A Universidade do Porto (UP) reforçou o apelo aos estudantes portugueses em mobilidade no estrangeiro para que regressem a Portugal. Além da recomendação de regresso, a instituição disponibilizou ainda algumas sugestões aos estudantes internacionais a estudar na UP.

Em comunicado, emitido na sexta-feira (13), a UP refere que “àqueles estudantes que decidirem regressar e cancelar o seu período de mobilidade, a U.Porto assegura a sua reintegração no semestre que está a decorrer, nas mesmas condições dos estudantes atualmente inscritos.”

Apesar da formalização do apelo de regresso dos alunos, a UP deixa que sejam os próprios a decidir se voltam ao país. Nesse sentido, cabe aos estudantes que optem por permanecer em mobilidade a tarefa de assegurar com a instituição que os recebe “o cumprimento das atividades previstas em sede de contrato de estudos, que permitirá o reconhecimento académico pela sua faculdade na U.Porto.”

Em caso de regresso devido à situação imposta pelo COVID-19 como “Força Maior”, estes estudantes terão de seguir as orientações disponíveis no site da Agência Nacional Erasmus +. Deste modo, em caso de antecipação de regresso ou eventual desistência, os estudantes terão “o direito de receber o montante de subvenção correspondente, pelo menos, à duração efetiva do período de mobilidade”.

Já num novo comunicado, divulgado este sábado (14), as recomendações da UP visam os cerca de 880 estudantes internacionais que se encontram naquela instituição de ensino.

Na eventualidade de quererem regressar, a UP deixa disponível fatores a ter em conta: o fecho das fronteiras e limitação nos voos, o funcionamento contínuo das instalações da rede de residências e cantinas universitárias dos Serviços de Ação Social da U.Porto e a igualdade de acesso aos cuidados médicos.

Por outro lado, a UP pede aos estudantes que entrem em contacto com as instituições de origem caso pretendam regressar ou para perceberem se existem recomendações de regresso.

É ainda sugerido que estejam atentos às informações no site do Ministério dos Negócios Estrangeiros ou das Relações Exteriores do país de origem. Em último recurso é recomendado ligarem para a Embaixada do país em Portugal para obter mais esclarecimentos.

Para além de todas as indicações divulgadas, a UP disponibiliza-se para quaisquer esclarecimentos e pede, em todos os casos, que sejam cumpridas as medidas de prevenção e segurança pelas autoridades no combate à COVID-19.

Em termos gerais, são mais de quatro mil os estudantes internacionais que passam pela instituição ao longo de todo o ano letivo. Por outro lado, a UP é a instituição de ensino superior que mais estudantes envia para programas de mobilidade no estrangeiro, a maioria ao abrigo do programa Erasmus +. Países como Itália, Espanha e Polónia lideram a lista dos destinos mais cobiçados pelos alunos portugueses.

Artigo editado por Filipa Silva.