As Autoridades da Saúde anunciaram a primeira morte por COVID-19 em Portugal. Em conferência de imprensa, na tarde desta segunda-feira (16), a Ministra da Saúde, Marta Temido, anunciou que um homem de 80 anos que estava internado há já vários dias no Hospital de Santa Maria, em Lisboa, acabou por falecer.

Além de ter contraído o novo coronavírus, a vítima teria já outras complicações de saúde.

O Presidente da República já prestou as devidas condolências à família, através do site da presidência da república. “O Presidente da República apresenta os seus sentidos pêsames à família da primeira vítima mortal da pandemia do Covid-19 em Portugal, cujo falecimento acaba de ser confirmado pelas autoridades de Saúde”, pode ler-se na nota.

O número de casos positivos de COVID-19 em Portugal subiu esta segunda-feira para 331, um aumento de 86 indivíduos relativamente a domingo (equivalente a 35%). Além disso, há 18 pessoas internadas em Unidades de Cuidados Intensivos. A aguardar resultados laboratoriais estão ainda 374 casos suspeitos.

Por outro lado, já há três pessoas recuperadas.

As regiões com maior número de doentes continuam a ser Lisboa e Vale do Tejo e o Norte, com 142 e 138 casos, respetivamente. No Centro verificam-se 31 casos, 13 no Algarve e um nos Açores.

Artigo editado por Filipa Silva.