A edição deste ano da Queima das Fitas de Coimbra, marcada para maio, foi adiada para outubro devido à pandemia de COVID-19. A decisão foi tomada pela Associação Académica de Coimbra (AAC), em conjunto com o Conselho de Veteranos de Coimbra, e anunciada esta quinta-feira (19).

No decorrer das próximas semanas serão dadas mais informações sobre as circunstâncias em que a Queima das Fitas se vai realizar, informa o “Notícias de Coimbra”.

No entanto, à Agência Lusa, o presidente da AAC, Daniel Azenha, diz que o evento se vai realizar na época da Latada, substituindo-se “uma festa pela outra”. Prevê-se que a Queima das Fitas continue a contar com os habituais oito dias de festejos – mas com a inclusão de algumas das atividades da Festa das Latas, segundo as declarações do dirigente da AAC à agência de notícias.

À mesma fonte, Daniel Azenha explica que não havia ainda qualquer contrato fechado com os artistas para a edição de maio, pelo que o cancelamento dos concertos marcados não levantou problemas. Já os fornecedores “também foram sensíveis”, sublinha.

Sem contar com a receita que a Queima em maio traria, o orçamento da AAC para outubro “será diferente”.

O “Notícias de Coimbra” cita o dirigente da AAC, que refere que o tempo atual “não é de festividades”, mas sim de reunir “esforços para que os estudantes possam terminar o seu ano letivo sem saírem prejudicados”. Também citado por este jornal, o Secretário Geral da AAC, Leandro Marques, salienta o compromisso de “zelar pelo bem-estar e segurança” dos alunos e de todos aqueles que aderem aos festejos.

No Porto, a Queima das Fitas sofreu igualmente alterações – embora, ao contrário de Coimbra, tenha sido mesmo cancelada e o seu regresso só aconteça em 2021.

Em Portugal, há 785 casos confirmados de infeção pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2), responsável pela pandemia de COVID-19. O número de mortos no país subiu para três. Os dados são do último boletim diário emitido pela Direção-Geral da Saúde (DGS), esta quinta-feira.

O país encontra-se em estado de emergência desde as 00:00 do mesmo dia.

Artigo editado por Filipa Silva.