“Como podemos contribuir para o bem-estar psicológico das pessoas em quarentena?” A plataforma COVID.PT foi criada com o objetivo de ajudar a responder a desafios como este.

O site, online desde a última terça-feira, reúne desafios e ideias para ultrapassar as restrições impostas pelo Covid-19. Uma iniciativa criada pela InnovationCast, Premium Minds e OutSystems que tem como objetivo ajudar no combate ao surto.

A criação da plataforma partiu da vontade de utilização do conhecimento acumulado das três empresas criadoras para assim poder ajudar a solucionar problemas que “não dependam nem sobrecarreguem o Estado”, lê-se na página da iniciativa.

As pessoas registadas no site podem participar identificando problemas que carecem de solução e submetendo ideias para os resolver.

Além de poderem submeter ideias, os membros registados podem “melhorar” ideias apresentadas por outros, como explica Leonardo Varella, cofundador da InnovationCast e um dos responsáveis pelo projeto, ao JPN.

O uso da plataforma é fácil e todos, incluindo empresas e ONG, são estimulados a participar.

Como é que funciona?

  1. As pessoas submetem ideias;
  2. Os desafios são escolhidos pelos moderadores;
  3. Para cada desafio, qualquer pessoa registada no site pode propor uma ideia;
  4. A ideia será votada ou comentada por todos de forma a aumentar a probabilidade de a concretizar;
  5. Qualquer empresa, organização ou grupo de pessoas pode pegar numa ideia e concretizá-la.

Os responsáveis do projeto querem “alargar esta parceria” a todas as entidades que estejam interessadas em investir no projeto. Para tal, pedem uma especial contribuição por parte de empresas e ONG para que as melhores ideias possam “ser concretizadas em tempo recorde”.

“As ideias que qualquer pessoa, empresa ou organização quiser implementar beneficiarão de apoios das empresas parceiras da Covid.pt”, explica Leonardo Varella. E mesmo aquelas “que sejam desenvolvimento de atos feitos” podem “usar a plataforma de desenvolvimento da OutSystems gratuitamente e a ajuda de peritos deles “, conclui.

Para além da colaboração das três empresas, o projeto conta ainda com a parceria da EDP que, através do seu programa de voluntariado corporativo, dá resposta às ideias que podem ser executadas, envolvendo os seus colaboradores e promovendo as iniciativas de voluntariado.

O foco da plataforma neste momento é a situação presente. Ainda assim, caso a plataforma continue a “gerar valor e a fazer sentido”, Leonardo Varella diz que “não há nenhuma razão” para não dar continuidadfe ao projeto.

“Eu acho que há desafios que vão surgir depois do surto e que estão relacionados com o surto, portanto, vejo que possa fazer sentido continuar sim”, remata.

Atualmente, a plataforma conta com 330 membros inscritos, quatro desafios a decorrer e um desafio que em 24 horas teve uma proposta de concretização e está à espera da confirmação de uma empresa para ser executado.

Artigo editado por Filipa Silva