A parceria era para repetir, mas a pandemia da COVID-19 determinou o cancelamento dos dois eventos que desde o ano passado tinham juntado forças. Nem a 5ª edição do festival Dias de Dança (DDD) nem a 43ª do Festival Internacional de Teatro de Expressão bérica (FITEI) vão ter lugar este ano.

O primeiro tinha a programação agendada para o período entre 18 de abril a 3 de maio, o segundo arrancava a 29 de abril e prolongava-se até 10 de maio. Tinham cada um 20 espetáculos nacionais e internacionais na agenda. Só regressam em 2021.

O cancelamanto do Dias da Dança foi anunciado esta quinta-feira (19) num comunicado em que a Câmara Municipal do Porto e o Teatro Municipal do Porto assumem a decisão partilhada com os parceiros e demais organizadores (autarquias de Gaia e Matosinhos).

Para além das questões de segurança da população, a realização do evento estaria, por razões de logística, condicionada devido à impossibilidade de viajar dos artistas internacionais e a incapacidade de deslocação dos artistas nacionais, referem na nota.

O festival DDD tinha previstos mais de 20 espetáculos nacionais e internacionais que seriam realizados em diversos teatros e auditórios do Porto, Matosinhos, Gaia, Coimbra e Viana do Castelo.

Estava também delineado “um vasto programa de atividades paralelas, que incluíam workshops, conferências e festas”, lê-se no comunicado.

Deste modo, a organização do festival garante que “tudo fará, na medida das suas possibilidades e em articulação com os artistas e as companhias envolvidas” para reagendar as atividades desta 5ª edição na programação do festival do próximo ano, que tem como datas previstas 17 de abril até 2 de maio.

Já o FITEI tornou esta sexta-feira (20) pública a sua decisão de cancelar aquela que seria a 43ª edição do evento. Tinham “muito para ver e fazer”, dizem, mas viram-se “forçados a cancelar a edição do FITEI 2020“, dados os enormes constrangimentos causados pela pandemia da COVID-19.

O FITEI tem assim regresso marcado só para 2021, de 28 de abril a 16 de maio, com uma nota de esperança: “Todos os artistas foram contactados e disponibilizaram-se a voltar para o ano, numa edição que queremos ver reforçada.”

A organização deixa ainda um repto aos seus seguidores: “Estejam atentos ao que vamos lançar nas nossas redes sociais nas datas do Festival.”

Artigo editado por Filipa Silva