O grupo Super Bock e a destilaria Levira anunciaram, sexta-feira (20), em comunicado, uma parceria no sentido de apoiar o Serviço Nacional de Saúde (SNS) no “abastecimento de produtos essenciais”. Num “processo de fabrico que segue as diretrizes da Organização Mundial de Saúde”, os dois grupos juntaram-se na produção de gel desinfetante para oferecer a três unidades hospitalares do Grande Porto – o Hospital de São João, o Hospital de Santo António e o Hospital Pedro Hispano.

No entanto, “a distribuição poderá ser alargada, face às necessidades identificadas no âmbito da pandemia COVID-19”, adiantou Miguel Araújo, diretor de Comunicação e Relações Institucionais da Super Bock, ao JPN.

Numa primeira fase, serão cerca de 56 mil litros de álcool destinados à produção de cerveja sem álcool que, uma vez transformados pela destilaria Levira, vão resultar em “aproximadamente 14.000 litros de álcool gel para as mãos”.

O objetivo deste projeto é disponibilizar “uma maior quantidade destes produtos indispensáveis para a prevenção e tratamento da infeção com o Covid-19”, lê-se no comunicado.

O grupo Super Bock exprime ainda “o seu apoio e solidariedade a quem, diariamente, está na linha da frente” e afirma que “esta a seguir as recomendações das autoridades competentes no combate à infeção e de salvaguarda da saúde pública e dos seus colaboradores”.

E a Super Bock não é a única cervejeira a contribuir para ajudar os profissionais de saúde.

Segundo avança o “Público”, desde o dia 16, cerca de 30 macro e micro cervejeiros de todo o país juntaram-se no combate ao surto Covid-19.

As empresas têm vindo a doar, às unidades de saúde e às autoridades, ácido peracético utilizado na indústria da higienização.

A ideia dos produtores é doar o stock parado de ácido que é, neste momento, uma mais-valia para os organismos estatais, facilitando a desinfeção dos equipamentos hospitalares e dos objetos que possam ter estado em contacto com os doentes.

Ao JPN, Diogo Trindade, mentor da cervejaria Lindinha Lucas, revela que já foram distribuídos mais de 300 mil litros de ácido peracético a cerca de 100 entidades.

A campanha conta, atualmente, com quatro pontos principais de recolha – Porto, Coimbra, Lisboa e Margem Sul – mas a ideia é chegar ao máximo de cervejeiros locais para que se liguem às autoridades e minimizem as necessidades de transporte para assim evitar a transmissão do vírus.

Artigo editado por Filipa Silva

Artigo atualizado às 11h52 do dia 24 de março com as declarações de Miguel Araújo, diretor de comunciação da Super Bock.