A pandemia de Covid-19 já começou a ter impactos negativos nos meios de comunicação social. Por esse motivo, a Plataforma dos Media Privados (PMP) decidiu apresentar ao Governo um plano de resgate, para atenuar o impacto que o coronavírus está a ter no negócio. A proposta está a ser finalizada, avançou na quinta-feira (19) o Dinheiro Vivo.

De acordo com o documento, a que o mesmo jornal teve acesso, a PMP, que representa grupos como a Cofina, a Global Media ou a Media Capital, aponta para “quebras superiores a 50% das receitas” ao nível da publicidade, circulação e realização de eventos.

As empresas estarão perante “uma agressiva perda de faturação” que deverá piorar nos meses de março e abril, alertam.

Nessa medida, pedem ao Executivo: apoios diretos à manutenção dos postos de trabalho; períodos de carência de pagamentos de impostos ao Estado; pagamento a curto prazo de dívidas do Estado aos media. A Plataforma também chama a atenção para a importância do setor, já que “dá corpo e substância ao princípio constitucional que enforma as liberdades de informação e expressão”.

Também o Observador, que não faz parte desta plataforma, anunciou que fez uma proposta para o Governo, na qual defende um programa “específico de apoios” às empresas de comunicação social do país, baseado em empréstimos em condições favoráveis.

O site informativo quer um programa de apoios que “não se baseia em subsídios diretos” e que “devem ser neutros em termos de impacto quanto à situação relativa e concorrencial entre as empresas”.

É também proposta a isenção de IVA nas assinaturas e nas vendas em banca até final de 2021.

Vários meios de comunicação que abriram os seus sites informativos, retirando as barreiras de acesso à maioria dos artigos online, decidiram abordar o tema perante os leitores.

No sábado, o diretor do “Público”, Manuel Carvalho, assinou um artigo de opinião no qual chamou “a atenção” para o tema: “com as centenas de postos de venda fechados, com as receitas publicitárias em queda acentuada, o futuro do ‘Público’ precisa mais do que nunca do apoio dos seus leitores”, referiu.

A Plataforma de Media Privados engloba os grupos editoriais Cofina, Global Media, Impresa, Media Capital, Público e Renascença.

Artigo editado por Filipa Silva