As mais de 700 escolas de norte a sul do país que se mantiveram abertas nas últimas semanas, de forma a conseguirem dar apoio a todos os alunos carenciados ou cujos pais continuam ao serviço, sem realizar teletrabalho, vão continuar abertas durante a pausa letiva das férias da Páscoa, que começa na próxima segunda-feira, dia 30 de março.

Num comunicado enviado à comunicação social, o Ministério da Educação refere que as escolas vão continuar a garantir apoio diário às crianças e jovens, seguindo sempre as regras implementadas pelas autoridades de saúde, sublinhando que as escolas portuguesas têm a missão de “cumprir uma função social imprescindível, em todo o território”.

Na mesma nota, o Ministério da Educação reitera que estas 700 escolas dão já resposta a 150 estudantes e adianta que “na segunda semana de atividades letivas presenciais suspensas, o número de refeições servidas nas escolas de norte a sul do país tem vindo a aumentar, ultrapassando a média de 6.500 refeições diárias, desde o início do processo”.  O governo reforça que, só esta quarta-feira, foram servidas cerca de oito mil refeições.

No que diz respeito à intervenção educativa para crianças e jovens em situação de vulnerabilidade, o Ministério da Educação enviou também um inquérito através do qual será possível identificar, com mais detalhe, a necessidade de respostas mais minuciosas.

No comunicado, o Ministério da educação referiu ainda que a pausa das duas semanas decorrerá “nos moldes habituais”, reforçando que as notas referentes ao segundo período estão asseguradas, “em conformidade com as orientações já enviadas e publicadas” no site de apoio às escolas.

Artigo editado por Filipa Silva