Este ano, o Dia Mundial Teatro é celebrado com “distância de segurança”. Esta sexta-feira, dia 27 de março, celebra-se a data, mas o teatro estendeu a programação a toda a semana. No mesmo dia e como forma de comemoração da efeméride, o Teatro Nacional de São João (TNSJ), no Porto, vai contar com uma visita guiada e com a transmissão de uma peça, tudo em suporte online.

Em comunicado de imprensa, o TNSJ informa que para a noite de sexta-feira, a casa do teatro portuense decidiu presentear o público, nas suas casas, com “a tragédia renascentista portuguesa que relata o drama histórico (ou lendário) do amor vivido entre Pedro e Inês“: “Castro“, de António Ferreira.

Com início marcado para as 22h00, “Castro” terá a duração de um hora e 30 minutos e é encenada por Nuno Cardoso. “O espetáculo reveste-se de uma modernidade e de uma densidade intrínsecas, veladas pela poesia da linguagem e pela elocução“, explica o TNSJ.

Antes disso, pelas 18h00, o TNSJ abre portas, desta vez através do mundo digital. A visita pelo espaço fica a cargo de nomes como Luís Soares Carneiro, João Reis, Emília Silvestre ou António Durães, numa edição do realizador Luís Porto. “Voltamos virtualmente ao São João para uma visita guiada por quem conhece e ama este monumento nacional”, anuncia o TNSJ. A transmissão vai ter uma duração de 30 minutos.

O TNSJ iniciou as celebrações da efeméride já no início da semana. Ao longo da semana e até sábado, aquela entidade tem vindo a partilhar no site oficial outras quatro peças, em formato ebook – “Rei Ubu” (dia 25), “Ubu Agrilhoado” (dia 26), “Ubu Cornudo” (dia 27) e “Ubu no Outeiro” (Dia 28). As componentes da saga “Ubu”, de Alfred Jarry, que integram também a coleção do teatro, vão estar disponíveis para download, até ao dia 28. As peças do poeta e romancista do simbolismo passam-se numa hipotética Polónia anárquica , ou seja, segundo o autor em “parte nenhuma”.

Além disto, o TNSJ vai também disponibilizar a coleção de manuais de leitura, para download gratuito. A coletânea de “textos críticos sobre as peças e os seus autores, de entrevistas com encenadores ou de notas sobre os ensaios dos espetáculos” está dividida em mais de 30 volumes, que têm documentado as produções próprias do TNSJ desde 2003.

Artigo editado por Filipa Siva