Este sábado (28) é o dia em que se celebra a “Hora do Planeta”. Este ano, os eventos físicos vão dar lugar a manifestações online, como medida preventiva contra a COVID-19. Em Portugal, a Associação Natureza Portugal (ANP) e a World WildLife Fund (WWF) cancelaram o evento presencial que ia ser organizado em Vila Nova de Gaia

A ação-chave do movimento reside no apagar das luzes durante uma hora, como forma de mostrar um compromisso com o planeta. No entanto, habitualmente, são realizadas em mais de 180 países manifestações e atividades na rua, durante o dia. 

Perante o surto do novo coronavírus, a WWF organizou o Festival Digital Hora do Planeta 2020. Deste modo, em Portugal, além do habitual apagão, será feita uma transmissão em direto no Facebook da associação. 

No comunicado do evento no Facebook, a WWF Portugal explica que este ano se enfrentam “circunstâncias excecionais, e por isso, os eventos físicos foram cancelados”. Porém, para a associação, “este é acima de tudo um momento de união entre as pessoas, que levantam as suas vozes pela natureza”.

Para tal, a WWF Portugal convidou os seus embaixadores Mónica e Rubim, Chef Fábio, Miguel Martins (mais conhecido por EDIS ONE), Leonor Poeiras, entre outros, para participarem no evento digital. Durante a hora de partilha, os convidados vão falar sobre “porque importa a natureza” e “mostrar dicas [e receitas] sustentáveis, trocar experiências, entre outras surpresas”.

Uma manifestação em casa à luz das velas

A Hora do Planeta 2020 vai ser digital e celebrada em casa, com as luzes apagadas. Contudo, nem por isso faltam sugestões do que fazer para celebrar a data.

Na página oficial do evento, a WWF reuniu uma lista de mais de 20 sugestões de atividades com impacto positivo sobre o planeta.

Entre as várias ideias, destaca-se:

  • Um jantar à luz das velas;
  • Uma noite de jogos de tabuleiro ou ler um livro, junto à lareira;
  • Noite temática de cinema, no escuro;
  • Acampar no quintal ou sala de estar;
  • Praticar fotografia noturna – tirar fotos à lua ou às estrelas, por exemplo;
  • Dançar a noite toda como numa discoteca;
  • Cantar karaoke;
  • Experimentar fazer yoga;
  • Brincar com as sombras.

Por último, a WWF defende: “Não importa onde estejas no mundo, a tua voz pode causar um impacto“, incentivando os participantes a serem ambientalistas ativos durante o resto do ano.

Artigo editado por Filipa Silva