O Curtas de Vila do Conde – Festival Internacional de Cinema junta-se à lista de adiamentos causados pela pandemia global de COVID-19. A organização anunciou esta segunda-feira (30) que a 28.ª edição do festival, inicialmente agendada para as datas de 11 a 19 de julho de 2020, foi adiada para o mês de outubro.

O festival nortenho passa a realizar-se entre os dias 03 e 11 de outubro. Em comunicado para a imprensa, a organização aponta estas como as datas previstas para a sua realização, dada “a incerteza sobre a situação em Portugal e na Europa”.

Devido à alteração de datas, o festival revela que o alinhamento da programação desta edição do evento apenas será revelado a partir do mês de junho, em data ainda a revelar.

Apesar da “excecionalidade desta situação”, o Curtas Vila do Conde assegura que mantém todas as parcerias institucionais e privadas que permitem a realização do festival, estando estas a demonstrar “total solidariedade”.

A edição do ano passado, que decorreu em julho como habitual, mostrou mais de 250 filmes ao longo dos oito dias de exibições. Entre os vencedores estava “Ave Rara”, de Vasco Saltão, como melhor filme nacional; o prémio internacional foi para “Los Que Desean”, de Elena López Riera. Pode recordar a entrevista do JPN aos participantes do “Take One”, iniciativa que premiou alunos de escolas de cinema.

Artigo editado por Filipa Silva.