Durante o período atual de isolamento social, devido ao novo coronavírus, a Fundação de Serralves, no Porto, criou o projeto #SERRALVESONLINEEXPERIENCE, que permite o acesso online a exposições, filmes, música, livros, programas educativos e experiências de aprendizagem. A iniciativa foi anunciada este domingo (29).

O “Serralves Online Experience é uma instituição sem paredes, que nos recorda que mais do que um Museu, um Parque, uma Casa e uma Casa do Cinema, Serralves é uma ideia e uma comunidade”, informa a Fundação de Serralves em comunicado para a imprensa.

O acesso à iniciativa faz-se através do site da Fundação e das redes sociais (Facebook, Instagram e Youtube).

Quais as atividades?

Na categoria “Geral” estão incluídas as seguintes iniciativas: #SERRALVESEMPAPEL – os seguidores do Instagram são convidados a partilhar ilustrações de Serralves; #GALERIAVIRTUAL – é possível assistir a vídeos das exposições e de visitas orientadas e descobrir os espaços da fundação de Serralves, através do google arts & culture; por fim, o #POSTALDESERRALVES – todos os dias é partilhada uma vista de Serralves, criada por um dos seguidores do Instagram.

Relacionadas com o Museu estão as atividades: #SERRALVESACESSIVEL – são apresentados vídeos legendados e em língua gestual portuguesa, sobre a Fundação, a sua história e os seus espaços; #EMDIRETO – a equipa de Serralves estará à conversa com vários convidados de diversas áreas do pensamento, arte e ciência, no Instagram; #PALAVRADEARTISTA – diariamente, Serralves apresenta uma citação de um artista que integra a sua Coleção, de forma a inspirar e fazer refletir; #CLICARTE – é o destaque para as obras da Coleção de Serralves, composta por mais de 4.000 trabalhos; #ARQUIVOONLINE – é uma partilha de informação sobre projetos em arquivo, de nomes como Álvaro Siza Vieira e Carlos Alberto Cabral, entre outros; por fim, #OUVIDODEARTISTA – são apresentadas listas de música criadas por artistas, inspiradas nos seus próprios trabalhos.

Em “Fora de Portas“, é possível encontrar #DOTRYITATHOME – trata-se de uma exposição criada para que o público possa realizar atividades em casa; #ELECTRIC2020 – são apresentados excertos das várias obras de realidade virtual, de diferentes artistas, pertencentes à exposição Electric; e #FORADEPORTAS – trata-se de uma partilha das muitas realizações de Serralves fora de portas, no país e no estrangeiro, em parceria com diversos municípios e instituições.

Já na categoria “Parque“, cabem as seguintes: #ESPÉCIEDESERRALVES – todos os dias é selecionada uma espécie da flora ou da fauna dos 18 hectares do Parque de Serralves e é partilhada com a comunidade de Serralves; #RAIZDAQUESTÃO – é um espaço virtual, através do qual os visitantes podem enviar todas as dúvidas sobre a flora nativa e exótica dos locais do seu dia a dia; e em #PARQUEVIVO – o Parque de Serralves é apresentado através de imagens, convidando à exploração de fotos, bem como de vídeos e textos do mini site “A Flora do Parque” ou da app + Parque.

Quanto à Casa do Cinema, Serralves promove: #UMDIAUMFILME – é a forma de conhecer toda a filmografia de Manoel de Oliveira, com um filme por dia; #CASADOCINEMA – são apresentados vídeos que permitem visitar os espaços e as exposições da Casa do Cinema, bem como, entrevistas a artistas e informação sobre Manoel de Oliveira.

No que diz respeito a conferências, são abrangidas as #STREAMINGTALKS – em tempo de parar para refletir, Serralves disponibiliza os vídeos das várias conferências e conversas que tiveram lugar no seu auditório.

Já nos espetáculos, é promovida a iniciativa #EMPALCO – é a forma de entrar num palco privilegiado e assistir a vídeos de espetáculos e de performances que decorreram em Serralves.

Quanto ao serviço educativo, o #APRENDEREMCASA é feito a pensar nas famílias, é um espaço de partilha de atividades de artes e ambiente, com vídeos de pequenas sessões explicativas, jogos, desenhos para colorir, e muitas outras atividades; e o #SERRALVESENSINA conta com os colaboradores de Serralves para partilharem o seu conhecimento sobre diferentes temas, desde a arte contemporânea até à biologia, arquitetura ou cinema.

Já na categoria “Loja“, são abarcadas: #NATUREZAEMJOGO – para explorar o Parque, consultar as instruções, e adivinhar as espécies nas imagens partilhadas, em jogos pensados para toda a família; e #ARTEEMLOJA – a loja de Serralves está disponível para compras online, com produtos relacionados com arte, design, natureza e cinema.

A Fundação trabalha diariamente com artistas, jardineiros, arquitetos, biólogos, estudantes e educadores. A principal missão passa por estimular o interesse e o conhecimento, por parte do público, pela a Arte Contemporânea, a Arquitetura e a Paisagem.

Artigo editado por Filipa Silva.