Estão abertas as candidaturas para o concurso literário “A Sea of Words”, destinado a jovens da região euro-mediterrânica entre os 18 e os 30 anos. O tema desta edição é “os jovens face às alterações climáticas no Mediterrâneo e a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável”.

As alterações climáticas são um tema que ganha cada vez mais ressonância, sobretudo junto das gerações mais jovens, e cujos efeitos são bastante sentidos na zona do Mediterrâneo. O desafio é escrever pequenas histórias, originais, que reflitam as experiências, emoções e preocupações dos participantes face a este fenómeno.

Os trabalhos, num total de 2.500 palavras, devem ser submetidos até dia 17 de maio, numa das línguas oficiais da região. A seleção das melhores histórias vai ser publicada em livro, em formato digital, e os autores das dez melhores serão premiados numa cerimónia a acontecer em setembro, em Barcelona, Espanha. Aí os vencedores vão ainda poder participar em atividades culturais, como um workshop de escrita.

O concurso é organizado pelo Instituto Europeu do Mediterrâneo (IEMed) e pela Fundação Anna Lindh, organizações destinadas a promover o diálogo intercultural nesta área geográfica.

Artigo editado por Filipa Silva.