As Olimpíadas de verão em Tóquio já têm nova data, depois de serem adiadas devido ao surto de COVID-19. “Os Jogos Olímpicos Tóquio 2020 vão se celebrar de 23 de julho a 8 de agosto [de 2021]“, confirmou o Comité Olímpico Internacional (COI) esta quinta-feira.

A pandemia do novo coronavírus obriga assim mais um evento histórico a mudar os planos. O presidente do COI, Thomas Bach, está confiante que este “desafio sem precedentes” vai ser superado. “A Humanidade encontra-se atualmente num túnel escuro. Estes Jogos Olímpicos Tóquio 2020 podem ser a luz ao fundo desse túnel“.

A crise de COVID-19 perturbou o processo de qualificação e de treino dos atletas. Milhares de voluntários para ajudar nos preparativos também sofreram as consequências, para além dos milhares que pretendiam ser espectadores do evento.

O presidente de Tóquio 2020, Mori Yoshirō, justificou as datas escolhidas: “o consenso foi de que remarcar os Jogos [Olímpicos] durante as férias de verão no Japão era o preferível“.

Apesar do adiamento, o COI confirmou que a competição vai manter o nome de Tóquio 2020. A chama olímpica chegou recentemente ao país nipónico, vinda da Grécia, e ficará no Japão até à realização do evento.

Esta é a primeira vez que os Jogos Olímpicos são adiados. No passado, as Olimpíadas foram canceladas três vezes, devido à Primeira e Segunda Guerras Mundiais.

Os Jogos Paraolímpicos também foram adiados e decorrem entre 24 de agosto e 5 de setembro de 2021.

Artigo editado por Filipa Silva