O presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP), Pedro Proença, admitiu esta terça-feira, em entrevista à TSF que “o maior objetivo” do organismo “é concluir esta época”.

Pedro Proença mostrou-se convicto de que as competições profissionais de futebol em Portugal se vão concluir ainda esta temporada e avançou que, para isso, “todos os cenários estão a ser equacionados”

Jogos à porta fechada considerados

O cenário dos jogos da Liga NOS e da Ledman LigaPro (Primeira e Segunda Ligas, respetivamente) serem feitos sem público já tinha sido considerado antes da declaração do estado de emergência.

Na mesma entrevista, o presidente da LPFP disse que dois dos cenários que estão a ser analisados são: os jogos serem realizados à porta fechada, “assim como uma metodologia de torneio que permita condensar as competições”, explicou.

O adiamento do Euro2020 contribuiu para que as hipóteses de conclusão da temporada aumentassem. Proença explicou que, sem a competição, há “um alargamento do espaço desportivo de cerca de 45 dias”, que pode ser usado para se jogarem as jornadas em falta nas competições.

Pedro Proença disse, ainda, que a prioridade é a “salvaguarda da saúde do povo português, atletas e agentes desportivos”. Para o Presidente da LPFP, o fim da época época depende de um “esforço de todos”.

A Liga NOS está parada desde a jornada 24 e a LigaPro está, igualmente, sem atividade desde a sua 24.ª ronda. Faltam, assim, concretizar dez jornadas tanto na Primeira como na Segunda Ligas. A decisão de suspender as competições profissionais de futebol em Portugal deu-se no dia 12 de março.

Artigo editado por Filipa Silva