A iniciativa “Universo Online” pretende dar a oportunidade de fazer, sem sair de casa, uma viagem pelo Universo, nesta altura de isolamento social. A série de eventos organizada pelo Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA) inicia-se no próximo sábado (04).

O IA pretende transpor a sua atividade presencial para as plataformas digitais. No dia 04 de abril, às 21h30, arranca a primeira sessão, com o título “O lado brilhante do Universo”. Para poder fazer parte da viagem basta aceder ao canal de Youtube da instituição, onde também será possível esclarecer dúvidas sobre a história das galáxias e do Universo. A sessão vai ser levada a cabo por José Afonso, investigador no IA.

O que sabemos hoje sobre as galáxias, essas ilhas de luz que em vastos grupos se distribuem pelo espaço até onde os instrumentos astronómicos alcançam? Como se formaram e qual foi a sua história vivida em conjunto?”, são exemplos de perguntas que vão ser respondidas durante o primeiro evento, segundo comunicado do IA à imprensa.

“Esperamos que esta atividade, focada no infinitamente grande, forneça uma interrupção, quem sabe bem-vinda e talvez mesmo necessária, da preocupação diária com o extremamente pequeno”, diz José Afonso no comunicado. “Estão todos convidados, desde os mais pequenos até aos menos jovens, para se deixarem deslumbrar por alguns dos mistérios do Universo”, acrescenta.

“Os tempos que vivemos não nos podem impedir de descobrir e partilhar os fenómenos deslumbrantes que ocorrem a distâncias inimagináveis”, lê-se na mesma nota à imprensa.

Segundo o IA estão previstas novas sessões, num modelo de palestra, quizz e outros formatos interativos, que ainda vão ser anunciadas nas redes sociais.

O Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA) é a instituição de referência na área da astronomia em Portugal. Integra investigadores da Universidade de Lisboa e da Universidade do Porto e englobando a maioria da produção científica nacional na área. A atividade do IA é financiada por fundos nacionais e internacionais.

Artigo editado por Filipa Silva.