A União Europeia de Radiofusão (EBU) anunciou esta terça-feira um programa especial para honrar as 41 canções que iam participar no Festival Eurovisão da Canção 2020, que entretanto foi cancelado. “Eurovision: Europe Shine A Light” é o nome da emissão de duas horas que vai para o ar dia 16 de maio, data em que aconteceria originalmente a Grande Final.

O programa não se trata de uma competição, mas uma celebração do espírito eurovisivo. A EBU explica, em comunicado, que o propósito é de “honrar as 41 canções” que iam participar, incluindo “Medo de Sentir”, de Elisa. A canção tinha-se sagrado vencedora do Festival da Canção 2020 e ganhou o direito de representar Portugal no certame europeu.

https://www.youtube.com/watch?v=eIZ48w4epng

É esperado um momento em que os artistas se unam, em direto dos seus países, para interpretar um tema eurovisivo antigo, ainda por revelar. A canção tem uma “letra sobre união, apropriada para a situação que vivemos“.

Participantes de edições anteriores vão igualmente atuar, interpretando temas históricos da Eurovisão. Estes artistas e as respetivas canções ainda vão ser revelados.

Os apresentadores holandeses Chantal Janzen, Edsilia Rombley e Jan Smit, que iam estar na Eurovisão 2020, ficarão encarregues desta emissão especial. A eles junta-se a youtuber NikkieTutorials como apresentadora digital que vai produzir conteúdos online para a transmissão.

A semana que precede o “Eurovision: Europe Shine A Light” vai ser a “Semana da Eurovisão”. As emissoras europeias da EBU estão a negociar com a organização conteúdos eurovisivos para transmitir ao longo dessa semana. Segundo o supervisor executivo da Eurovisão, Jon Ola Sand, o objetivo é “unir a Europa” e apresentar um “programa televisivo único”.

https://www.facebook.com/EurovisionSongContest/photos/a.191849273006/10158211659488007/?type=3

Artigo editado por Filipa Silva.