O Assistente Digital Covid-19 está online desde quinta-feira (2) e esclarece dúvidas sobre a doença no Facebook e em várias páginas web. A iniciativa junta a Escola de Medicina da Universidade do Minho, a Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, a Automaise e a HLTSYS- Serviço de segurança de computadores no Porto.

Com o objetivo de libertar a linha do SNS24, o assistente é baseado em Inteligência Artificial e, através dos algoritmos disponibilizados pela DGS, visa ajudar em três dimensões: responder a questões que são frequentemente colocadas pelos utentes, apresentar as recomendações da Direção-Geral da Saúde e da Organização Mundial de Saúde e fazer uma primeira triagem ajudando a perceber qual a melhor atitude a tomar pelo utente.

Em comunicado, os responsáveis pela plataforma indicam que este serviço não substitui o recurso à linha SNS24. Os cidadãos podem aceder a este assistente digital através da página de Facebook do Centro de Medicina Digital P5 e de diversas páginas online onde esteja integrado o assistente. Ao aceder ao chat, o utilizador recebe de imediato a seguinte mensagem:

“Com o apoio deste chat, vamos ajudar a avaliar os seus sintomas e o risco de contágio do novo Coronavírus, Covid-19. Antes de começar a avaliar os seus sintomas, precisa saber que este chat não substitui a opinião de um médico. Em caso de dúvida, consulte o seu médico de família ou o médico que o acompanha regularmente. Esta ferramenta baseia-se nos algoritmos disponibilizados pela Direção-Geral da Saúde e tem como objetivo ajudar os cidadãos a perceber qual é a atitude a adotar. Não é uma solução oficial das autoridades de saúde portuguesas, e não substitui a resposta autorizada da linha SNS24- 808242424”.

Após esta mensagem, o assistente digital disponibiliza três opções: Triagem, Perguntas Frequentes e Recomendações. O serviço permite ainda colocar perguntas de forma direta, por exemplo, se o utilizador perguntar “Como se transmite?”, o assistente vai indicar as formas de transmissão e recomendações básicas sobre como evitar o contágio.

O Assistente Digital COVID-19 pode ser integrado em qualquer página web. Ernesto Silva, da Automaise, explicou ao JPN que a plataforma está 24 horas disponível e que não tem qualquer custo associado para nenhum site que a queira implementar. “O objetivo aqui não é fazer dinheiro com isto, é ajudar no combate a esta situação que estamos todos a viver, e queremos que estes chats sejam difundidos o máximo possível”.

Para integrar o Agente Digital numa página web, basta seguir as instruções integradas na página da iniciativa. Já são vários os sites associados e a plataforma já começou a trabalhar fora de Portugal, nomeadamente em Angola e na Bélgica, ambos países com cidadãos portugueses.

Altice recruta estudantes de Medicina para a linha SNS24

A Altice, operadora que gere a linha SNS24, está a criar postos para o atendimento de chamadas do SNS24, quer para profissionais de saúde quer para alunos do 6º ano de Medicina. A iniciativa começou no Algarve com uma parceria entre a Altice e o Algarve Biomedical Center.

O projeto será estendido a outras cidades do país com Escolas Médicas, como Braga, Lisboa, Covilhã, Coimbra e Porto. Apesar de ainda não haver informação sobre as datas previstas de início em cada cidade, sabe-se que a abertura dos centros irá seguir esta ordem.

“Os estudantes estarão a receber as chamadas do SNS24 e a seguir os protocolos de resposta, bem como a coordenar as equipas. As equipas, de cerca de 15 pessoas, serão divididas por turnos, e serão coordenadas por diversos elementos, incluindo estudantes”, explicou ao JPN Nuno Ferreira, presidente da Associação de Estudantes da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (AEFMUP).

Os alunos interessados podem inscrever-se através de um formulário e não há um número máximo de inscrições. Até ao último levantamento, quase 200 estudantes das duas escolas médicas do Porto (FMUP e ICBAS) manifestaram a intenção de participar.

A iniciativa inclui um contrato e remuneração adequada, um horário flexível com turnos rotativos de seis horas, e medidas de segurança individuais. Para além disso, todos os estudantes vão também receber formação prévia sobre o algoritmo a cumprir, a utilização do software e todas as informações necessárias para a execução de cada tarefa. As formações serão realizadas em cada uma das sedes para 25 participantes de cada vez, respeitando as medidas de segurança.

Artigo editado por Filipa Silva