Depois de este sábado (4) ter sido notícia que o presidente da UEFA, Aleksander Čeferin, tinha dito ao canal de televisão alemão ZDF que o dia 03 de agosto era a data limite para os campeonatos do continente europeu e para as provas europeias terminarem (e de no início do mês a liga holandesa ter anunciado que as intenções da UEFA iam nesse sentido), a informação foi desmentida no domingo (5) pela entidade.

Num esclarecimento a que o JPN teve acesso, a entidade diz que “o presidente foi muito claro e não estabeleceu datas para o final da temporada”. “Estamos a analisar todas as opções para terminar os campeonatos domésticos e as competições europeias. A prioridade é preservar a saúde pública”, refere a UEFA.

O organismo diz estar a trabalhar, desde 17 de março, com a Associação Europeia de Clubes (ECA) e a associação das Ligas Europeias (EL) de modo a encontrarem todas as opções para a conclusão da época.

Está por isso “em cima da mesa a realização de jogos em julho e agosto, se for necessário. Tudo vai depender das datas em que as autoridades da saúde autorizarem o regresso do futebol nos diferentes países”, refere o organismo europeu.

A realização de jogos nestes meses está a ser equacionada já que a organização, assim como a ECA, consideram “prematura e injustificada” “qualquer decisão de abandonar as competições domésticas”.

Em sentido inverso, na Bélgica, o Conselho de Administração da liga declarou o Club Brugge campeão (a equipa somou 70 pontos ao fim de 29 das 30 jornadas da fase regular do campeonato belga, mais 15 que o segundo classificado Gent – normalmente, depois da fase regular é realizado um play-off para determinar o campeão), uma decisão que terá agora de ser validada em Assembleia Geral agendada para 15 de abril.

Na sequência destes acontecimentos a UEFA admitiu interditar o acesso às competições europeias às equipas cujos campeonatos não sejam concluídos e no sábado (4) a Real Associação Belga de Futebol (URBSFA) admitiu estar a tentar encontrar uma “solução construtiva” junto do organismo presidido pelo esloveno Aleksander Čeferin.

Neste momento, das 54 ligas europeias, apenas na Bielorrússia o campeonato não parou. A liga começou a 19 de março na ex-república soviética (estando atualmente concluídas três jornadas) e esta quarta-feira (8) entram em campo o FC Slavia-Mozyr contra o BATE Borisov e o Dinamo Brest frente ao Shakhtyor para a primeira mão das meias-finais da taça.

Artigo editado por Filipa Silva