O Teatro Municipal do Porto (TMP) vai reabrir portas em setembro depois da Câmara Municipal do Porto (CMP) ter, no início do mês de março, decretado o encerramento dos teatros e museus do município. A programação do TMP vai contemplar todos os espetáculos suspensos entre março e julho.

Em comunicado enviado às redações, o TMP anunciou que “vai regressar à sua atividade em setembro, integrando na nova temporada todos os espetáculos não apresentados entre março e julho de 2020“. São 22 os espetáculos que, com esta decisão, transitam para a temporada 2020/2021.

Internacional

“Canzone per Ornella” e “Postacards from Vietnam”, do coreógrafo alemão Hoghe, têm, agora, estreias em Portugal marcadas para os dias 14 e 16 de janeiro de 2021. “For four walls”, “RainForesy” e “Sounddance”, apresentado pelo CCN – Ballet de Lorraine (que também se estreava em Portugal) ficam agendados para 11 e 12 de junho de 2021. A coreógrafa belga Anne Teresa de Keersmaeker e o marionetista francês Renaud Herbin estão também de volta a Portugal. O único espetáculo previsto para o período em que o TMP não esteve em atividade que transita para a temporada 2021/2022 é a peça “Eins Zwei Drei”, do suiço Martin Mimmermann.

Nacional

No que toca à cultura nacional, importa frisar as estreias “Estro/Watts – Poesia da Idade do Rock”, uma colaboração entre o músico Paulo Furtado e o Teatro Experimental do Porto (a 07 e 08 de novembro deste ano), “Noite de Primavera”, do Teatro Nova Europa (21 a 24 de janeiro de 2021) e “Lágrimas de Crocodilo”, dos jovens artistas associados do TMP, Guilherme de Sousa e Pedro Azevedo (dezembro de 2020).

Vários espetáculos que estavam agendados no âmbito do festival de circo Trengo, como “Ready” da companhia Erva Daninha, vão ter apresentações na próxima temporada do TMP. Nota, ainda, para a alteração da data da apresentação de “Madrepérola”, o mais recente disco de Capicua. O evento passa a ter lugar no dia 24 de outubro deste ano.

Também o Festival Dias da Dança (DDD) tinha sido cancelado. “A organização já contactou todos os artistas e todas as companhias para a realização de uma edição em 2021, que garanta que os espetáculos previstos na edição de 2020 se realizam no próximo ano”, como se lê no comunicado.

“O TMP procura dar as ferramentas necessárias para que o processo de criação possa continuar”

Segundo o mesmo comunicado do TMP, os ciclos mensais de programação, assim como os projetos desenvolvidos com o objetivo de estimular a criação e divulgação artística, continuarão a sua programação regular a partir do mês de setembro. “O TMP procura, assim, dar as ferramentas necessárias para que o processo de criação possa continuar num diálogo direto e cúmplice com artistas, companhias, parceiros e público”, refere o diretor artístico, Tiago Guedes, no mesmo comunicado .

Todos os bilhetes adquiridos para os espetáculos que seriam apresentados entre os meses de março e julho de 2020 são válidos para as novas datas anunciadas. Para mais informações, os interessados devem contactar o TMP através do e-mail [email protected]

Artigo editado por Filipa Silva.