Sob o mote de apresentar um pouco da cultura chinesa à comunidade, a Universidade do Porto (UP) está a promover um curso online grátis sobre o tema. O Curso Básico Online de Língua e Cultura Chinesa, promovido pelo Instituto Confúcio na Universidade do Porto, tem início na próxima sexta-feira, 17 de abril.

Totalmente gratuito, o curso vai realizar-se todas as sextas-feiras, entre 17 de abril e 08 de maio. O programa inclui quatro aulas com a duração de duas horas cada. As aulas, que vão decorrer entre as 17h00 e as 19h00 ,vão ser orientadas por duas professoras do Instituto Confúcio da UP através da plataforma Zoom.

O curso online é destinado a estudantes, docentes, investigadores ou colaboradores da UP e também ao público em geral que tenha interesse. As inscrições devem ser feitas através do preenchimento do formulário, até quinta-feira (16). Os detalhes sobre a participação no curso serão enviados por e-mail, depois da inscrição.

Na primeira aula vai ser feita uma abordagem genérica sobre a China e a língua chinesa, nomeadamente algumas expressões mais comuns. A segunda aula vai focar-se na cozinha e hábitos do povo chinês. A terceira sessão vai ser dedicada à geografia e locais de interesse do país asiático. A última aula vai introduzir o estilo de vida chinês.

O Instituto Confúcio na Universidade do Porto foi inaugurado em maio e está em funcionamento desde outubro de 2019. O instituto, localizado na Rua de Ceuta, tem como objetivo alargar os horizontes culturais dos estudantes, estreitar as relações entre a Universidade e a cidade à China.

Artigo editado por Filipa Silva.