Os profissionais do Diário de Notícias (DN) e da TSF, pertencentes ao Global Media Group, vão entrar em lay-off a partir da próxima segunda-feira (20). Os trabalhadores com salários mais altos ou com cargos de chefia serão os que vão ter uma maior redução do horário de trabalho e salarial.

O jornal Observador avançou que, além do DN, também a TSF e o Jornal de Notícias (JN) vão entrar em lay-off na próxima semana, mas com adaptações distintas. Do mesmo grupo de media, também o jornal O Jogo já tinha avançado com o lay-off dos trabalhadores.

Esta quarta-feira (15), Ferreira Fernandes e Catarina Carvalho, diretor e diretora executiva do Diário de Notícias, apresentaram a sua demissão ao Grupo Global Media.

Segundo o Observador, em causa estavam os potenciais cortes ligados aos efeitos da pandemia da COVID-19. Há já vários meses que o grupo se preparava para fazer algumas mudanças, mas com o aparecimento do novo coronavírus em Portugal, o grupo viu-se obrigado a agir de imediato.

Uma das medidas que estava em discussão passava precisamente pela possibilidade de vários trabalhadores do DN serem colocados em lay-off (suspensão temporária de atividade ou redução de horário).

Esta quarta-feira, numa carta endereçada à redação do DN, o diretor demissionário revelou que a direção tinha sido informada “pela administração que a crise da covid-19 vai levar o grupo GMG a medidas em que a redação do DN está entre as mais atingidas”. Acrescentou que lamenta a decisão e informa que “não podem continuar na direção” do jornal.

Num outro comunicado, a administração do grupo referiu que “aceitou o pedido de demissão dos jornalistas Ferreira Fernandes e Catarina Carvalho, de diretor e diretora executiva do Diário de Notícias” e avançou que o atual subdiretor Leonídio Paulo Ferreira foi nomeado para assumir o cargo na direção.

Através do comunicado, o conselho de administração aproveitou também para fazer um “profundo agradecimento” aos dois jornalistas, mencionando o “enorme esforço que têm dado à empresa e ao DN, e pelo profissionalismo na liderança deste projeto editorial, que exerceram nos últimos dois anos, num contexto especialmente difícil para a generalidade da Imprensa em Portugal”.

Apesar da demissão dos cargos de diretores, os dois profissionais vão continuar ligados ao Global Media Group e ao Diário de Notícias.

O DN passou também por uma grande transformação há dois anos. O jornal, que era de tiragem diária em versão papel, passou a ser editado apenas uma vez por semana. Primeiro era publicado ao domingo, passando, posteriormente para o sábado. A edição de segunda a sexta-feira é apenas realizada em formato digital.

Em Fevereiro, antes de as medidas de contenção e do estado de emergência entrarem em vigor, o Diário de Notícias vendeu 5.399 exemplares. De acordo com a Associação Portuguesa para o Controlo de Tiragem- APCT- este valor representou uma perda de 35,4%, em relação ao mesmo período no ano anterior, 2019. Em contraste, no mês de março, o site do DN, assim como outros sites de informação, viu a sua audiência subir no ranking netAudience da Marktest.

Também a TSF sofreu alterações na direção no ano passado. O diretor-adjunto, Pedro Pinheiro, assumiu o cargo de diretor interino em novembro de 2019, mantendo-se no cargo até ao momento.

A Global Media Group é detentora do DNm da TSF, do Jornal de Notícias, do jornal desportivo O Jogo e das revistas Evasões e Men’s Health.

Artigo editado por Filipa Silva.