O Dia Internacional dos Monumentos e Sítios (DIMS) é celebrado este sábado, 18 de abril, este ano, via online. Diversas fundações e museus aderiram à iniciativa e disponibilizaram recursos virtuais para celebrar a data. O tema da edição de 2020 é o Património partilhado – culturas partilhadas, património partilhado, responsabilidade partilhada.

Tendo em conta as limitações que se fazem sentir este ano devido ao surto do novo coronavírus, a Direção-Geral do Património Cultural (DGPC) incentivou a partilha de diversas atividades online, que vão desde sessões de poesia a visitas virtuais, passando por documentários e webinários.

Num dia que por norma incluía entradas gratuitas em diversos espaços culturais, o JPN deixa algumas sugestões de instituições do Grande Porto que vão celebrar o património e fazer chegar algumas atividades à casa dos portugueses:

Até ao momento, estão registadas 377 atividades no programa do DIMS 2020, em Portugal. Além destes projetos, visitar o Google Arts & Culture, e as diversas visitas e exibições online que disponibiliza é outra opção para comemorar a iniciativa.

O DIMS surgiu com o objetivo de aumentar a consciência pública relativamente ao património e aos esforços necessários à sua proteção e conservação. A iniciativa do Conselho Internacional dos Monumentos e Sítios (ICOMOS) foi instituída a 18 de abril de 1982 e aprovada pela UNESCO no ano seguinte.

Artigo editado por Filipa Silva.