Há mais 21 vítimais mortais de infeção pelo novo coronavírus em Portugal, num total de 735 óbitos desde o início da pandemia. Este é o número de mortes mais baixo desde o dia 6 de abril.

Os números do boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS) desta segunda-feira (20) apontam ainda para um aumento de 657 casos confirmados da COVID-19, uma taxa de crescimento de 3,2% face ao dia anterior.

Houve ainda uma diminuição no número de internamentos, menos 35 do que no dia anterior, e de internamentos nos cuidados intensivos (menos 9). O número de recuperados não evoluiu desde o passado sábado (18), mantendo-se nos 610.

4.739 pessoas à espera de resultados laboratoriais.

O aumento dos casos suspeitos

O balanço diário revela um aumento no número de casos suspeitos: 198.353 desde o início da pandemia. A diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, explicou, na conferência de imprensa, que este número se deve a uma “estratégia muito clara”.

“Todas as pessoas que ligam para o SNS 24 e apresentam sintomas, mesmo muito ligeiros, ficam registadas como suspeitos”, explica Graça Freitas. Acrescenta ainda que “a maior parte acaba por ser negativo”, mas o método passa por “captar o maior número de pessoas suspeitas e encontrar os casos positivos”.

Ilustração: Beatriz Cunha

40 ventiladores para o Norte e Centro do país

O secretário de Estado da Saúde anunciou a chegada a Portugal de 66 ventiladores provenientes da China, 63 destes adquiridos pela Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS) e os restantes adquiridos por autarquias. António Lacerda Sales avançou que a distribuição dos mesmos vai seguir “critérios de equidade“.

O Norte e o Centro do país, zonas de maior incidência da pandemia, vão receber 40 ventiladores. Os restantes 23 serão distribuídos “pelas unidades hospitalares de Lisboa, Vale do Tejo, Alentejo e Algarve.

Cinco mil testes de resultado rápido ainda esta semana

António Lacerda Sales anunciou também que, “ainda durante esta semana”, deverão chegar cinco mil testes que apresentam resultados em “45 minutos ou uma hora”. Estes testes serão distribuídos pelo Infarmed, conforme as necessidades.

O secretário de Estado da Saúde ressalva, no entanto, que os testes serão direcionados para situações de emergência“situações de pré-cirurgia, grávidas, ou circunstâncias de maior urgência são, para já, um contingente”, disse aos jornalistas.

Novamente, o Norte foi destacado como a região de maior incidência e, consequentemente, maior necessidade. António Lacerda Sales garantiu que a distribuição de testes também é feita “com a maior equidade possível” e que, todos os dias, estão a “afinar os processos de articulação” entre as autoridades de saúde locais e nacionais.

“Estamos a testar cada vez mais, somos dos países que mais testa a nível europeu. Isso é uma mensagem de reforço e é um bom indicador para o nosso país”, reforçou o secretário de Estado da Saúde.

Ilustração: Beatriz Cunha

Testes nos lares de Gaia

A Câmara de Gaia avançou com testes ao novo coronavírus nos lares do concelho. Confrontada com os 51 novos casos positivos num lar do município, a Diretora-Geral da Saúde afirmou estar a “acompanhar de perto” a situação, embora a DGS não tenha acesso a “todos os pormenores”.

Tem havido uma excelente articulação entre as autoridades. As autoridades de saúde, as autarquias, a Proteção Civil e a Segurança Social tentam encontrar-se para encontrar as melhores metodologias”, explicou Graça Freitas.

A diretora-geral da Saúde anunciou ainda que vai ser posto em prática um plano “intenso” de rastreio nos lares: “no início do próximo mês, todos os lares da zona Norte deverão ter sido submetidos a esse rastreio”, afirmou.

Artigo editado por Filipa Silva