Está a chegar um Hackathon Pan-Europeu, com data marcada para os próximos dias 24 a 26 de abril. A maratona de programação é organizada pela Comissão Europeia (CE) e pretende uma exploração de dados abertos e discussão de novas ideias para o desenvolvimento de projetos de software ou hardware – com o tema “EU vs Vírus”. Estão envolvidos os estados-membro da União Europeia (UE), os Estados Unidos da América e a Secretaria Geral Ibero-americana.

O evento tem o objetivo de reunir os melhores especialistas mundiais da sociedade civil, inovadores e parceiros, com o fim de encontrar soluções para a crise provocada pelo novo coronavírus.

O Hackaton está dividido em diversas categorias que visam soluções nas seguintes áreas: saúde; negócios; coesão política e social; trabalho remoto e educação; finanças digitais e uma categoria aberta para outros desafios que se possam proporcionar.

A Comissão Europeia compromete-se a escolher e financiar as melhores ideias para que possam ser transformadas em soluções reais no combate à pandemia de COVID-19 e as suas consequências, através do financiamento do Conselho Europeu de Inovação (EIC).

Nesse sentido, fundações, investidores e prestadores dos cuidados de saúde (por exemplo, hospitais) também vão fazer parte da nova plataforma para a COVID-19 do EIC. O EIC atribuiu financiamento aos inovadores de primeira classe, empresários e pequenas companhias.

O #EU vs Virus Pan-Hackathon abriu as inscrições dia 14 de abril, que fecharam no passado sábado (19). A escolha dos vencedores vai ter lugar no dia 01 de maio através de um live stream.

Artigo editado por Filipa Silva.