A Livraria Lello lançou, esta segunda-feira (20), o prémio Contos da Quarentena“, com o objetivo de incentivar às criações de autores anónimos, portugueses e internacionais. A livraria pede aos participantes que sejam relatadas, de forma fictícia, as experiências vividas durante a fase de isolamento.

“Procuramos descobrir e ajudar a revelar seis autores, nacionais e internacionais, que apresentem obras inéditas de ficção literária, na área do conto, da sua autoria”, explica a Lello num comunicado enviado à imprensa.

O processo de candidatura é simples. Todas os interessados singulares que sejam maiores de idade deverão inscrever-se através do formulário disponibilizado pela livraria. As obras concorrentes devem ter entre dez a 20 páginas e deverão ser acompanhadas de uma sinopse de dez a 15 linhas.

As duas partes exigidas devem ser entregues em formato PDF, de forma digital no momento da candidatura, e enviado por correio, em papel, para o endereço da livraria, até dia 31 de maio.

Os critério de avaliação, classificação e seleção das histórias serão definidos pela própria livraria, que constituirá de uma comissão de avaliação liderada pelo diretor criativo da Lello. Após a leitura das obras selecionadas, o diretor fará um relatório sobre os critérios de avaliação estabelecidos – originalidade, contemporaneidade e enquadramento temático. Nesse sentido, reduzem-se a 15 as obras que vão chegar ao júri, que determinará os seis contos vencedores.

As seis melhores obras serão premiadas com um montante monetário igual a mil euros e os autores poderão ver os textos serem publicados em exclusivo pela Livraria Lello.

Artigo editado por Filipa Silva.