A transferência do Balleteatro do Porto para novas instalações, no centro histórico da cidade, estava prevista para este ano. Contudo, a necessidade de realizar obras no edifício, adquirido pela Câmara Municipal do Porto, faz com que a mudança só deva poder ocorrer no próximo ano, revelou esta terça-feira (21) fonte da instituição cultural à Agência Lusa.

“O edifício precisa de obras, pelo que já não vamos mudar este ano”, afirmou a fonte à agência de notícias. 

O contrato de aquisição de serviços para a elaboração do projeto das novas instalações do Balleteatro do Porto foi publicado na segunda-feira (20) em Diário da República.

O procedimento prevê 30 dias, a partir da data do anúncio, para a apresentação de propostas e um prazo de 150 dias para a execução da obra. O preço base do procedimento é de 68 mil euros, sendo a Domus Social, a empresa municipal de habitação do Porto, a responsável pela aquisição.

A mudança está nos planos do Balleteatro desde que, em dezembro de 2018, a Câmara do Porto aprovou a compra do edifício que já foi sede da Junta de Freguesia de São Nicolau, na Ribeira, por um milhão de euros, com o objetivo de lá se instalar o Balleteatro.

A primeira escola profissional artística do país a aproximar a dança e o teatro num só espaço já passou por diversos locais na Invicta, como a Praça Nove de Abril, a Rua Augusto Luso, a Rua da Alegria, ou a Avenida dos Aliados. Desde 2015, tem residência no Coliseu do Porto, que aguarda também pela chegada de obras.

Agora, o prédio onde deverá ficar instalado o Balleteatro, depois das obras cujo concurso foi aberto na segunda-feira, fica localizado entre a rua Nova da Alfândega e a rua de São Francisco.

Novo projeto em tempos de isolamento

Em período de confinamento, o Balleteatro aposta em atividades online e gratuitas. O novo projeto BT Dentro de Portas está a disponibilizar filmes, documentários, exposições audiovisuais, dicas de livros e horas de leitura. Desde sexta-feira (17) até o dia 15 de maio, a iniciativa é voltada para todas as idades. 

As atividades vão contar com a participação de alguns convidados, para além de artistas e educadores, disponibilizadas na sua página no Facebook.

Artigo editado por Filipa Silva