O site do SNS24 (Centro de Contacto do Serviço Nacional de Saúde) tem um novo serviço de atendimento por videochamada para cidadãos surdos. O contato é assegurado por seis intérpretes de Língua Gestual Portuguesa e está disponível 24 horas por dia, todos os dias, segundo uma nota do Ministério da Saúde, enviada à imprensa esta quarta-feira (22).

Acedendo à plataforma, o cidadão surdo entra em contacto com um intérprete, que, por sua vez, faz a ligação com um enfermeiro do SNS24. Este recurso pode vir a ser utilizado em hospitais e centros de saúde, facilitando a comunicação entre os profissionais e os doentes surdos.

A videochamada por linguagem gestual foi disponibilizada esta terça-feira (21) pelo Ministério da Saúde, em parceria com o Instituto Nacional para a Reabilitação e com a Federação Portuguesa das Associações de Surdos, entre outros.

A secretária de estado da Inclusão das Pessoas com Deficiência, Ana Sofia Antunes, sublinha a importância da iniciativa e o empenho do Governo para que “os cidadãos surdos disponham de acessibilidade aos restantes serviços públicos”.

Artigo editado por Filipa Silva.