A UEFA realizou, esta terça-feira (22), uma sessão informativa por videoconferência com os lideres das 55 federações membro do organismo que tutela o futebol europeu. A organização deixou nessa reunião uma “forte recomendação” para que as competições nacionais da primeira divisão e as taças nacionais sejam concluídas. Admitiu, contudo, “casos especiais“, que resultem no cancelamento das competições.

Nesse sentido, “a UEFA está a levar a cabo algumas directrizes sobre a participação” dos clubes nas competições europeias de 2020-2021, “a fim de ajudar as federações membro em caso de cancelamento de uma liga ou taça”, lê-se na nota. Porém as orientações serão somente reveladas depois do Comité Executivo da UEFA se reunir, o que vai acontecer esta quinta-feira (23).

Na segunda-feira, e em entrevista ao italiano “Corriere della Sera“, o presidente da UEFA, Aleksander Ceferin, disse que as Ligas estão prontas para jogar à porta fechada, por considerar que “é melhor do que não jogarem”, antecipando um “impacto terrível” a nível económico.

Em relação à escolha das datas de realização das provas por fechar, a UEFA revela que foram apresentadas às federações “várias opções de calendário” para cobrir os jogos de seleções nacionais e de clubes.

De acordo com o “Público”, o organismo demonstrou uma preferência pelo final de agosto como época mais adequada para a realização das finais europeias. Nesse sentido, a final da Liga dos Campeões seria disputada dia 29 de agosto, dois dias depois da final da Liga Europa, que assim ficaria agendada para dia 27 do mesmo mês. No entanto, o plano de realização das eliminatórias, para o apuramento das equipas finalistas das duas competições, ainda não foi estabelecido.

De acordo com vários órgãos de informação, a utilização do videoárbitro (VAR) também foi discutida durante a reunião de terça-feira com os secretários-gerais das federações. Segundo apurou o jornal desportivo “O Jogo“, a continuidade do uso do VAR parece fora de hipótese. A UEFA entende que os riscos são demasiado elevados uma vez que os árbitros assistentes se encontram no interior de uma carrinha, não permitindo o cumprimento de distância exigida pelas entidades de saúde.

FPF e Liga preparam regresso com autoridades de saúde

No sentido de concluir a época, a Federação Portuguesa de Futebol (FPF) está a “trabalhar num plano gradual de regresso à atividade”, indica a FPF em comunicado publicado no site. Nesse plano estão envolvidos, além dos especialistas da Unidade de Saúde e Performance da FPF – coordenadora do projeto – também os hospitais de São João (Porto) e Curry Cabral (Lisboa), a CUF, assim como com o Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto e com a Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade Nova de Lisboa.

“A FPF está comprometida e empenhada em garantir um regresso ordenado e seguro à prática desportiva. Com a nossa Unidade de Saúde e Performance, envolvemos algumas das mais reputadas instituições na área da saúde pública para a elaboração de um plano que permita esse regresso em condições que inspirem confiança”, declarou o presidente da FPF, Fernando Gomes.

De acordo com o programa “Bola Branca”, da Rádio Renascença, os clubes da Liga terão em estudo dois planos: retomar os jogos a 14 ou 21 de junho, condensando a competição em falta no período de seis semanas.

Também a Liga de Clubes está a trabalhar com a Direção-Geral da Saúde (DGS) no regresso das competições. Durante a conferência de imprensa diária de terça-feira (22), a diretora-geral, Graças Freitas, foi questionada acerca do assunto, mas não se quis alongar devido a ser “uma questão complexa”. “Vai ter de ser analisado nos próximos dias, nos próximos tempos, entre a Liga de Clubes e as regras que a DGS institui para a população em geral”, afirmou Graças Freitas.

A situação dos campeonatos Europeus

Com o início da pandemia da COVID-19, as organizações responsáveis pelos campeonatos desportivos determinaram a suspensão das competições por tempo indeterminado. O futebol não fugiu à regra.

O campeonato português encontra-se numa situação complicada. Atualmente o primeiro e segundo lugar estão apenas separados por um ponto entre os rivais FC Porto (60 pontos) e SL Benfica (59 pontos). A competição foi suspensa no início de março deixando uma renhida disputa do titulo de campeão nacional com ainda dez jornadas por jogar.

Em Espanha, a Liga foi suspensa após a 27.ª jornada deixando 11 rondas em aberto para determinar o clube vencedor do campeonato. Neste momento, a primeira posição é ocupada pelo FC Barcelona, com 58 pontos, seguido pelo Real Madrid, com 56 pontos.

No campeonato francês, o Paris Saint-Germain lidera com 68 pontos, à frente do Olympique de Marselha que ocupa a segunda posição com 56 pontos. A Liga de Futebol Profissional (LFP) decidiu suspender a Ligue 1, assim como a Ligue 2 deixando dez jornadas por disputar.

A Itália, sendo um dos dois países europeus mais afetados pela COVID-19, viu todas as atividades desportivas serem suspensas, a Seria A incluída. O campeonato Italiano deixou em “stand by12 jornadas com a Juventus na liderança do campeonato (63 pontos), seguida de muito perto pela Lazio (62 pontos). De acordo com o jornal desportivo “MaisFutebol“, as 20 equipas que compõem a liga Italiana chegaram a acordo esta terça-feira (21) para retomar o campeonato. Os clubes esperam agora a aprovação do governo para implementar um plano exequível e retomar o campeonato em segurança.

A britânica Premier League também foi suspensa sem data de regresso determinada. Caso o campeonato inglês não possa ser retomado, a atribuição do título seguirá a ordem atual da classificação. Nesse sentido, o Liverpool será campeão pela primeira vez em 30 anos. De momento, faltam 11 jornadas por jogar com o Liverpool na liderança com 82 pontos, seguido pelo Manchester City com 57 pontos.

Por fim, na Alemanha a Bundesliga é neste momento liderada pelo Bayern de Munique com 55 pontos, seguido pelo Borussia Dortmund com 51 pontos. O campeonato alemão foi suspenso depois da 25.ª jornada, deixando 11 em aberto.

Provas Europeias

Tal como os campeonatos nacionais, as competições Europeias como a Liga dos Campeões e a Liga Europa foram suspensas, deixando eliminatórias por resolver.

Atualmente, a Liga dos Campeões conta com a Atalanta, Atlético de Madrid, Leipzig e Paris Saint-Germain apurados para os quartos de final. Ainda têm por jogar jogar a segunda mão dos oitavos de final o FC Barcelona, Bayern de Munique, Chelsea, Juventus, Olympique de Lyon, Manchester City, Nápoles e Real Madrid.

Na Liga Europa ainda está por disputar a segunda mão dos oitavos de final nos quais estão apurados o FC Basel, FC Copenhagen, Eintracht Frankfurt, Getafe, Inter de Milão, İstanbul Başakşehir FK, LASK Linz, Bayer 04 Leverkusen, Manchester United, Olympiacos FC, Rangers FC, Roma, Sevilla FC, Shakhtar Donetsk, Wolfsburg e o Wolverhampton Wanderers FC.

Artigo editado por Filipa Silva

Artigo atualizado às 12h06 de 23 de abril com informações relativas à Federação Portuguesa de Futebol, Liga de Clubes e DGS.