O programa UPFit em Casa, do Centro de Desporto da Universidade do Porto (CDUP-UP), em funcionamento desde 16 de março, lançou novidades no início desta semana. O projeto de exercício físico online inclui agora a estreia de treinos direcionados a diversas modalidades e as UPFit Talks.

“Sentimos que havia uma necessidade da comunidade em ter atividades que não fossem só de fitness. Começamos a criar algumas sessões específicas destas modalidades para quem gosta e para diversificar”, afirma ao JPN o diretor do CDUP-UP, Bruno Almeida. As novas modalidades incluem voleibol e ténis de mesa.

“[As aulas] são adaptadas a todos. Os professores dão os exercícios que podem ser feitos com mais ou menos intensidade, se assim desejarem. Há um nível médio, mas há a possibilidade de fazer mais baixo ou mais alto”, acrescenta o diretor do CDUP-UP.

Para quem tem crianças em casa, vai haver uma sessão de karaté kids, às 10h00 de sexta-feira (01 de maio). “As crianças têm uma energia maior do que os adultos, portanto têm mais necessidade de manter uma atividade física regular. É importante até mesmo para evitar que fiquem tão agarrados aos computadores”, explica Bruno Almeida.

Já as UPFit Talks, que vão ter lugar na quarta-feira (29) às 21h00, dizem respeito a sessões de aconselhamento sobre atividade física, que vão ser levadas a cabo pelos instrutores do CDUP-UP. Os treinadores vão estar em direto, através da plataforma zoom, para responder a todas as questões, dúvidas e dificuldades de execução de exercícios do público.

No dia anterior, terça-feira (28), está marcada uma sessão de HIITtreino intervalado de alta intensidade – com início às 18h00, também na plataforma Zoom.

As novidades desta semana juntam-se às aulas de grupo, musculação, atividades para crianças e idosos e desporto adaptado, já existentes no programa do CDUP. O UPFit tem como objetivo ajudar a comunidade a manter-se ativa neste período de confinamento.

A agenda completa pode ser consultada no site do CDUP-UP.

Artigo editado por Filipa Silva.