A Câmara do Porto deu, esta segunda-feira (29), por concluídos os rastreios em lares de idosos e unidades residenciais de outro tipo de utentes na cidade, anunciado há um mês. Numa nota enviada à imprensa, a autarquia revela que das 4.984 pessoas rastreadas, somente 73 pessoas obtiveram resultado positivo, o equivalente a 1,4% dos casos.

Ainda de acordo com a autaquia, a maioria dos casos positivos são funcionários das entidades. Em 73 lares de idosos foram testados 3.852 utentes e funcionários. O teste revelou-se positivo para 67 pessoas das quais 29 eram idosos e 38 funcionários.

Também foram rastreadas 25 entidades residenciais de pessoas com deficiência, sem abrigo e acolhimento de jovens e infetadas com HIV. Nestas instituições foram feitos 1.132 testes e somente seis são positivos – três utentes e três funcionários.

“Este programa permitiu a separação de negativos e positivos, através de internamento de doentes positivos em várias unidades de saúde, como Hospital de São João, Hospital de Santo António e Hospital de Campanha”, esclarece o comunicado.

O município revela ainda que 26 idosos foram transferidos para a Pousada da Juventude da cidade uma vez que os lares onde se encontraram registaram casos positivos.

Desta forma, a Câmara do Porto garante aos idosos transferidos o “acompanhamento de retaguarda, serviços de enfermagem, refeições e tudo o que necessitam”. Os utentes só poderão regressar às entidades de origem quando “estiverem garantidas as condições de segurança nos seus lares, o mesmo acontecendo com os que estão hospitalizados.”

O concelho do Porto conta atualmente 1.211 casos de infetados com o novo coronavírus, sendo o terceiro município do país com mais casos. No total, o país regista esta terça-feira 948 mortos e 23.422 casos confirmados. Mais de 85% dos falecimentos ocorreram entre pessoas com mais de 70 anos.

Artigo editado por Filipa Silva