Com os consultórios de apoio psicológico de portas fechadas, a procura por ajuda telefónica aumenta. A Universidade do Porto (UP) reforçou a Linha de Apoio Psicológico com mais quatro profissionais para a equipa, além de ter criado uma nova linha como reforço à já existente. Os pedidos de ajuda ultrapassaram os 70 no primeiro mês em atividade.

Em declarações ao JPN, a coordenadora do Grupo de Intervenção Psicológica da Universidade do Porto (GIP.UP), Sílvia João, aponta um aumento significativo na procura de apoio psicológico, nas últimas três semanas e meia. A profissional justifica o aumento “por um lado, pelo facto da divulgação [do projeto], por outro, com a situação do isolamento”.

Ansiedade, angústia, tempo e questões familiares” são as queixas mais frequentes recebidas pela Linha de Apoio Psicológico da Universidade do Porto (LAPUP), inaugurada no fim do mês de março. O apoio é gratuito e via telefone para estudantes, docentes e pessoal não docente da comunidade UP.

Sílvia João conta que no primeiro mês foram recebidas cerca de 70 chamadas telefónicas e mais quase 80 e-mails, por uma equipa constituída por 14 psicólogos – mais do que seria esperado.  

A psicóloga afirma ainda que a maior parte dos pedidos de ajuda são de estudantes, a maioria de nacionalidade portuguesa, garante.

Estudantes estrangeiros merecem especial atenção

Dentre a comunidade académica, a profissional alerta para a existência de um grupo “que precisa de uma atenção especial”, os estudantes internacionais. Sílvia João coloca-os num dos “grupos de risco” nesta fase de isolamento. “Não é estar longe só da família, é estar longe da cultura, é algo diferente que traz outra solidão“, justifica.

Entre as problemáticas levantadas pelos pacientes, a especialista categoriza-as da mais frequente para a menos frequente: ansiedade de vários tipos, pânico e uma sequência de medos, como por exemplo de falecerem, do luto por quem gostam, do isolamento social, de que as coisas não voltem a ser iguais, entre outros.

Contudo, para Silvia João todos os que procuram ajuda estão no mesmo patamar. Além disso, tanto alunos, docentes e não-docentes, independentemente da faixa etária, declaram a ocorrência de ataques de pânico, medo e insónia.

Como a responsável pela Linha de Apoio Psicológico da UP relata são também reportadas muitas questões e conflitos amorosos. “Tem aparecido muito a questão da solidão, da tristeza“, reflete.

As dificuldades no estudo assim como os receios em não conseguirem concluir o curso ou de não serem capazes de pagar as propinas são preocupações que muitos estudantes têm, diz.

Face à necessidade de reforço dos serviços de psicologia no momento, a Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da UP (FPCEUP) criou uma nova plataforma de apoio psicológico online, para complementar a linha já existente. Com consultas gratuitas, a Psic.ON é direcionada não só aos estudantes, docentes e não-docentes da comunidade UP, mas também aos seus familiares. Os atendimentos, agendados na página do projeto, podem ser feitos através de vídeo-chamada, live-chat ou e-mail

Artigo editado por Filipa Silva.