Como o país, também a Universidade do Porto (UP) prepara-se para entrar numa nova fase a partir da próxima segunda-feira. Seguindo as recomendações do Governo, a instituição vai “retomar gradualmente parte das suas atividades presenciais”, mas o ensino à distância e o teletrabalho continuarão a ser privilegiados nas 14 unidades orgânicas da UP.

Em comunicado divulgado na quarta-feira (29), o Reitor da UP, António de Sousa Pereira, informou também que foi criado um grupo de trabalho da Universidade do Porto, “constituído por estudantes, docentes, investigadores, trabalhadores não docentes e especialistas de Saúde Pública”, para a elaboração de um documento de recomendações para a retoma das atividades presenciais.

António de Sousa Pereira avançou ainda que “a Universidade vai providenciar máscaras de uso geral, dispensadores com uma solução antissética de base alcoólica para desinfeção das mãos, barreiras de acrílico para garantir o afastamento físico nos locais de atendimento, equipamentos para desmaterialização dos pagamentos, entre outros meios”.

Foi também criada uma plataforma para o esclarecimento de dúvidas por parte da comunidade académica. As questões serão respondidas num webinar na próxima segunda-feira (5), às 10h30, no canal de YouTube da Universidade do Porto.

O JPN fez um apanhado das informações enviadas pelas faculdades da UP aos alunos até ao dia de ontem, quinta-feira (30), acerca do funcionamento dos estabelecimentos de ensino, não tendo sido possível apurar a situação específica das faculdades de Arquitetura e de Medicina Dentária.

Numa visão geral, as aulas presenciais não voltarão a ter lugar. Também a pausa letiva da semana académica fica sem efeito e será antes usada para atividades letivas. O ano letivo fecha a 31 de julho.

Aulas presenciais: as aulas presenciais serão retomadas “gradualmente” nos ateliers e oficinas, estando ainda em vigor algumas aulas em modalidade de ensino à distância. A retoma das aulas presenciais depende da “chegada dos necessários equipamentos de proteção” adquiridos pela Universidade do Porto. Esta decisão prende-se com o facto de as aulas presenciais serem “identificadas como fundamentais no âmbito de cada curso”.
Calendário escolar: o calendário escolar segue as seguintes datas, conforme o anunciado pela FBAUP:
– época normal de exames: 1 a 5 de junho;
– conclusão da avaliação distribuída: 8 a 22 de junho;
– publicação de pautas: 23 junho;
– época de recurso: 6 a 10 de julho;
– conclusão das atividades presenciais (ateliers e oficinas): 24 de julho;
– publicação de pautas e encerramento do ano letivo: 31 de julho;
– época especial: 1 a 10 de setembro;
– época de recurso à época especial: 14 a 17 de setembro.

Aulas presenciais: a FCUP informa que “só serão autorizadas as atividades letivas presenciais de natureza laboratorial ou de campo” nas seguintes condições:
– as unidades curriculares teóricas vão manter o regime de ensino à distância
– nas unidades curriculares com 100% de componente laboratorial ou de campo, desde que a equipa docente responsável pela UC e o Diretor de Curso considerem essenciais para a formação dos estudantes, a data de início e o modo de funcionamento será comunicado atempadamente pelos docentes;
– nas teses de Licenciatura, Mestrado e Doutoramento que finalizam no ano letivo de 2019/2020, o início da atividade poderá ocorrer a partir do dia 4 de maio, com o acordo do orientador;
– estão impedidos de frequentar as aulas presenciais: estudantes que pertençam a grupos de risco, ou que estejam infetados ou em quarentena profilática (devidamente comprovados); estudantes de mobilidade internacional ou internacionais de grau, que tenham regressado aos seus países de origem; estudantes nacionais que estejam atualmente a residir nas ilhas da Madeira e dos Açores.
Estágios: os estágios em empresas agendados para o ano letivo de 2019/2020 poderão ter início a partir do dia 4 de maio, com o acordo da empresa e do orientador da faculdade. Os estágios em empresas poderão decorrer até ao dia 31 de agosto. A entrega do relatório de estágio e teses de Licenciatura e Mestrado deverá ser feita, o mais tardar, até ao dia 30 de outubro, e as respetivas discussões deverão decorrer até ao início das férias de Natal do ano letivo de 2020/2021 – dia 18 de dezembro de 2020.

Avaliação e calendário escolar: o término das aulas à distância será a 29 de maio e das aulas laboratoriais a 12 de junho. O calendário de exames segue as seguintes datas:
– época normal: 15 de junho – 10 de julho
– época de recurso: 13 julho – 31 de julho.
– época especial de exames em setembro: conclusão de ciclos de estudo e avaliação para regimes especiais.

Aulas presenciais: apenas aulas práticas. O ICBAS informa que as atividades presenciais só acontecerão mediante a garantia de condições de segurança. As aulas práticas em que “seja considerado estritamente necessário o contacto direto dos(as) estudantes com o objeto de estudo” serão ainda anunciadas. Informa ainda que deverá ser dada prioridade de atividades presenciais aos estudantes dos últimos anos curriculares.
Avaliação: o ICBAS privilegia os modelos de avaliação distribuída sem exame final, ou avaliação distribuída com exame final à distância. Alterações aos modelos de avaliação deverão ser disponibilizadas pelos regentes das unidades curriculares.
Calendário escolar: As atividades letivas decorrerão até ao dia 05 de junho:
– época normal decorrerá entre os dias 08 de junho e 04 de julho;
– época de recurso decorrerá entre os dias 06 e 24 de julho;
– data limite para lançamento de termos será o dia 31 de julho;
– época especial de conclusão de ciclos de estudos (1.º ciclo) decorrerá entre 01 e 11 de setembro;
– prazos para defesas de dissertação/ projeto/ estágio dos mestrados integrados e segundos ciclos decorrerão nos termos que forem comunicados pelas direções dos ciclos de estudos.

Aulas presenciais: não. A Direção da FLUP informou que não serão retomadas as aulas presenciais na faculdade, dado o “modelo de ensino-aprendizagem (não dependente de componentes laboratoriais)”, conforme o que se lê no email enviado aos alunos.
Estágios: os estágios que estão suspensos ou que ainda não tenham começado “poderão realizar-se se as entidades de acolhimento tiverem condições de segurança para receber os estagiários (presencialmente ou em teletrabalho)”. Nos casos em que tal não é possível, cabe às direções de curso arranjarem uma solução que corresponda ao cumprimento das componentes.
Avaliação e calendário escolar: vai haver uma redução na ordem do “mais possível” da realização de exames presenciais, “os quais decorrerão nas condições de segurança e proteção” necessárias, assegura a instituição. A faculdade anuncia ainda que pode haver, em diversos casos, “a substituição de exames escritos por exames orais”. Todas as alterações à avaliação serão anunciadas: no sumário da aula em que foram apresentadas; através do email dinâmico; ou no registo no campo de “observações” da ficha da unidade curricular.

Aulas presenciais: A direção da FFUP avançou que nem as aulas teóricas nem laboratoriais terão componente presencial este ano. As unidades curriculares serão todas lecionadas à distância. A direção informou ainda que “a FFUP está a equacionar a possibilidade de no próximo ano letivo serem criadas atividades complementares de formação laboratorial”.
Avaliação: segundo o aconselhado pelo Conselho Executivo, o Presidente do Conselho Pedagógico e o Diretor do MICF, os exames decorrerão à distância através do Moodle.
Calendário escolar: a data de fim das aulas será a 5 de junho. O calendário de exames segue as seguintes indicações:
-Época normal das UC Optativas: de 8 a 16 de junho
-Época normal das UC Obrigatórias: de 17 de junho até 17 julho
-Época de recurso: de 20 julho a 31 de julho

Aulas presenciais: a FADEUP não clarificaos moldes em que decorrerão as aulas presenciais, afirma apenas que as aulas teóricas serão lecionadas à distância e que as aulas práticas terão de ser adaptadas “às circunstâncias e aos tempos disponíveis para a sua realização”.
Avaliação: haverá um equilíbrio na distribuição de trabalhos ou testes nas situações de avaliação distribuída. Qualquer alteração deve ser incluída no campo “Observações” da ficha da unidade curricular. As unidades curriculares com exames finais terão estes momentos realizados dentro das condições de segurança para avaliações presenciais.

Calendário escolar: As atividades letivas não poderão ultrapassar a data de 15 de junho e as avaliações regulares devem estar concluídas até 31 de julho. A época de conclusão de ciclo de estudos mantém-se em setembro.

Aulas presenciais: não. Todas as atividades de ensino vão manter a modalidade de ensino à distância, excluindo a pausa da semana académica, e até ao termo do período de aulas (dia 29 de maio, incluindo semana extra).
Avaliação: a avaliação final será realizada, em regra, em regime presencial, sem, porém, excluir modalidades de avaliação não presencial no caso de unidades curriculares de cursos de mestrado ou doutoramento ou de unidades curriculares em que o número de estudantes inscritos não o desaconselhe;
Calendário escolar: as aulas terminam a 22 de maio com a semana extra que termina a 29 de maio. O ano letivo deverá concluir-se a 31 de julho. O calendário de exames segue as seguintes datas:
-época normal: entre 1 de junho e 1 de julho;
-época de recurso: entre 6 e 17 de julho.

Aulas presenciais: não. As aulas presenciais estão suspensas.
Avaliação: não presencial. Os exames serão feitos à distância e online. A Direção da FDUP aconselha ainda que os exames sejam feitos com consulta, por forma a minorar as tentativas de fraude. Os alunos que não reúnam as condições necessárias para a realização dos exames em suporte informático à distância (“em computador usando a plataforma online que virá a ser indicada e sem esclarecimento de dúvidas pelos docentes da respetiva unidade curricular”) poderão fazê-lo nas instalações da Faculdade. Essa intenção deve ser manifestada pelo aluno na altura de inscrição no exame.
Calendário escolar: as aulas terminam a 16 de maio. O período compreendido entre os dias 18 e 29 de maio será dedicado ao esclarecimento de dúvidas. A época de exames aponta para as seguintes datas:
-época normal: começa a 1 de junho;

Aulas presenciais: não. O ensino assume o regime de teletrabalho. Todas as atividades presenciais na faculdade estão suspensas por tempo indeterminado. A Biblioteca e as salas de estudo permanecem ainda encerradas, assim como o Bar e a cantina. Os trabalhos de investigação que decorrem na FPCEUP continuarão em regime de teletrabalho.
Calendário escolar: a FPCEUP informa que o calendário escolar se mantém o mesmo que o anunciado no início do ano, excluindo a pausa da semana académica, visto esta ter sido cancelada.

Aulas presenciais: não. As aulas vão manter a sua componente de ensino à distância.
Calendário escolar: O ano letivo deve terminar até ao final de julho. O calendário escolar segue o inicialmente apresentado com a exceção das seguintes situações:
-a semana de 30 de março a 3 de abril é utilizada para aulas, sem interrupções, dado que os “Dias do Curso” (2 e 3 de abril) foram cancelados;
-a interrupção da semana académica não se justifica, dado o cancelamento pela Federação Académica do Porto. Também essa semana será utilizada para compensar aulas e eventuais atrasos no calendário letivo.

Aulas presenciais: depende. A generalidade das aulas manterá a modalidade de ensino à distância e online, conforme tem vindo a ser feito até aqui. Atividades laboratoriais podem motivar a necessidade de aulas presenciais, que representam um desafio maior dado o contacto com o Hospital de São João. Estas circunstâncias prevêm-se “pontuais”.
Avaliação: ainda não há uma resposta certa em relação a situações específicas. No entanto, a FMUP informa que já está ativamente a “identificar os locais que permitam a realização de exames presenciais, identificando locais alternativos, de modo a permitir condições de segurança sanitária dos intervenientes na avaliação”, a “determinar as melhores ferramentas digitais que permitam uma avaliação justa dos estudantes, não privando ninguém do acesso às ferramentas digitais e minimizando o risco de fraude” e ainda a “fazer um levantamento das Unidades Curriculares do MMED e dos Cursos de Pós-Graduação que poderão necessitar de espaços presenciais ou usar ferramentas digitais”.
Calendário escolar: A 30 de abril será possivelmente apresentado um draft do calendário de exames. A FMUP garante que não serão agendados exames para datas que não garantam as condições de trabalho e segurança necessários. O calendário de exames pode beneficiar da inclusão de atividades letivas na Semana da Queima.

Aulas presenciais: as atividades de ensino à distância deverão ser mantidas. Os diretores de curso devem articular com as equipas docentes das unidades curriculares um “plano para manutenção de atividades de ensino-aprendizagem à distância, incluindo a possibilidade de avaliação formativa”.
Avaliação: a avaliação a cada unidade curricular será decidida individualmente. As provas presenciais previamente agendadas estão suspensas, mantendo-se aquelas que possam realizar-se em regime de ensino à distância.
Estágios e dissertações: as dissertações mantêm-se em trabalho remoto, podendo isto implicar uma adaptação dos objetivos e métodos dos projetos. Nos casos de dissertação ou estágio em instituições externas, estes podem manter-se, desde que as instituições o autorizem.

Artigo editado por Filipa Silva