Já se podem traduzir em números algumas repercussões da crise pandémica no setor turístico. Em Vila Nova de Gaia, registou-se uma quebra de 18,4% nas receitas da taxa turística do município no primeiro trimestre do ano. A diminuição representou a entrada de aproximadamente menos 20 mil euros euros nos cofres do município, por comparação com o mesmo período do ano passado.

A taxa turística assenta no pagamento extra de dois euros por hóspede na época alta – entre 1 de abril e 30 de setembro – e um euro na época baixa – entre 1 de outubro e 31 de março. As receitas, que revertem para a autarquia, são, portanto, um indicador do alojamento turístico na cidade.

De acordo com os registos da Plataforma da Taxa de Cidade, fornecidos pela Câmara Municipal de Gaia (CMG) ao JPN, as receitas do primeiro trimestre de 2020 correspondentes à taxa turística baixaram 18,4%. Em 2019, o valor declarado para esse período foi de 108.621 euros, enquanto que em 2020, já com o impacto do novo coronavírus, foi de 88.664,50 euros até ao final de março – uma quebra de 19.956,50 euros.

No mês de abril, tendo em conta as medidas aplicadas no âmbito do estado de emergência, a quebra deverá ter sido bastante mais acentuada.

Segundo o gabinete de imprensa da CMG, “não está para já prevista a suspensão desta taxa” no município.

A Taxa da Cidade de Vila Nova de Gaia é aplicada no município desde dezembro de 2018. No ano passado, de acordo com o presidente da autarquia terá rendido cerca de 1,2 milhões de euros, sendo que para este ano a expectativa é que a receita pudesse chegar ao dobro.

Artigo editado por Filipa Silva