No plano desportivo nacional, esta segunda-feira fica marcada pelo regresso aos treinos da maioria dos clubes da Primeira Liga. Na Invicta, Boavista FC e o FC Porto não foram execeção. No caso dos dragões, os treinos continuam a realizar-se no Olival, ainda que com novas regras. No que diz respeito aos axadrezados, o plantel comandado por Daniel Ramos vai treinar no Estádio do Bessa.

No Olival, o regresso aos trabalhos no relvado fez-se ao início da manhã. Para garantir a segurança dos jogadores, do staff técnico e de todos os que estiverem envolvidos na organização dos treinos, várias alterações logísticas foram operadas no quartel-general dos dragões.

Antes do treino, realizado à porta fechada, todos os jogadores são sujeitos à verificação da temperatura e à realização de testes imunológicos. A rotina de treino vai ser feita em três grupos de oito ou nove jogadores, sempre sob a orientação de Sérgio Conceição.

No primeiro dia de trabalho do FC Porto depois de 52 dias de confinamento, Nélson Puga, diretor clínico do clube, prestou declarações ao jornal “O Jogo” e mostrou-se otimista: “Acredito que há condições para o campeonato arrancar e ser concluído. Acho prudente numa primeira fase ser à porta fechada, mas em função da progressão da pandemia, (…) podemos estudar medidas de abertura ao público”, disse Nélson Puga.

Ainda ao jornal desportivo, Nélson Puga admitiu a curiosidade dos jogadores: “Senti que os jogadores estavam com curiosidade de ficarem bem informados relativamente a todos os detalhes”, informou.

A equipa comandada por Sérgio Conceição deve regressar aos jogos, como as restantes 17 equipas do principal campeonato português, no fim de semana de 30 e 31 de maio. O primeiro compromisso dos dragões será frente ao FC Famalicão. Dadas as circunstâncias, ainda não se sabe em que campo o jogo vai ser disputado.

Nesta altura, à 24ª jornada, e quando faltam dez rondas para completar a competição, os comandados de Sérgio Conceição lideram a Liga com um ponto de vantagem sobre o SL Benfica.

Boavista prepara-se no Bessa

Na linha da decisão tomada pelos restantes clubes da Primeira Liga, também os jogadores do Boavista foram submetidos a testes imunológicos antes de começarem os trabalhos técnicos. Os treinos vão ter lugar no Estádio do Bessa e nos campos exteriores.

A equipa técnica dos axadrezados, em consonância com o clube, decidiu que os treinos seriam feitos com dois atletas por cada meio-campo de futebol.

O Boavista FC ocupava, antes da paragem do campeonato, o 11º lugar da tabela com 29 pontos. O próximo jogo dos “axadrezados” vai ser a receção ao Moreirense.

Contactada pelo JPN, fonte do Boavista FC garantiu que “durante a quarentena, os jogadores estiveram em constante contacto com o departamento médico, direção e equipa técnica”, acrescentando ainda que os atletas “estavam tranquilos, embora com muita vontade de regressar aos relvados”.

Primeira Liga regressa no final de maio

Na última terça-feira, o primeiro-ministro António Costa recebeu, em São Bento, o presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), Fernando Gomes, o presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP), Pedro Proença e ainda os presidentes do FC Porto, SL Benfica e Sporting CP: Jorge Nuno Pinto da Costa, Luís Filipe Vieira e Frederico Varandas, respetivamente. O objetivo da reunião era discutir o regresso das competições de futebol profissional em Portugal (Primeira e Segunda Ligas) e a Taça de Portugal.

Dois dias depois, na quinta-feira (30), o primeiro-ministro anunciou que “no fim de semana 30 e 31 de maio inicia-se a conclusão das provas oficiais da Primeira Liga de futebol profissional”, abrindo assim a porta à realização das últimas dez jornadas do campeonato, “sem público presencial dentro dos estádios” e na dependência da aprovação de “protocolos sanitários” entre a Liga e a Direção-Geral da Saúde.

Ficou ainda a saber-se nesse dia que não será retomada a Segunda Liga. “Só para a Primeira Liga havia condições, e muito limitadas, de poder permitir a reabertura da atividade desportiva, com base num protocolo que a LPFP preparou e que a DGS está a avaliar, tendo em vista a especificidade da atividade”, declarou o primeiro-ministro citado pela agência Lusa.

A Taça de Portugal, cuja final colocará frente a frente os dois primeiros classifiados do campeonato, FC Porto e SL Benfica, também será realizada, mas em data ainda a anunciar e, como todos os outros jogos, à porta fechada.

Os moldes logísticos do regresso da Primeira Liga são ainda desconhecidos, porque as condições dos estádios estão, ainda, em avaliação, sendo certo que algumas equipas da Primeira Liga não vão poder realizar os jogos nos seus estádios. O Marítimo e o Santa Clara, equipas das ilhas, devem vir a jogar sempre no continente para evitar riscos de contágio.

De acordo com a imprensa, é provável que os jogos sejam realizados em apenas sete estádios, por questões de segurança das instalações: Estádio da Luz, Estádio do Dragão, Estádio de Alvalade, Estádio Cidade de Coimbra, Estádio Municipal de Braga, Estádio D. Afonso Henriques e, também, o Estádio do Bessa.

FC Famalicão, SC Braga e Sporting CP já tinham voltado aos trabalhos de preparação do final da época, embora com limitações. A partir desta segunda-feira, todos os outros clubes da Primeira Liga, à exceção do Santa Clara, regressaram ao trabalho. Os campeonatos foram suspensos a 12 de março em Portugal, devido à pandemia de COVID-19.

Artigo editado por Filipa Silva