Depois de mais de um mês de estado de emergência em Portugal, os transportes públicos voltaram esta segunda-feira a funcionar quase na sua plenitude, mas com novas regras e restrições para os utentes.

Como lembrou esta manhã o ministro das Infraestruturas e Habitação, Pedro Nuno Santos, num vídeo partilhado nas redes sociais, o uso de máscaras será obrigatório a partir desta segunda-feira. Além disso, a lotação dos transportes será condicionada a dois terços da capacidade máxima de cada veículo. As sinalizações tanto dentro dos transportes quanto nas estações já estão todas espalhadas e com explicações claras e diretas. O ministro reforça ainda a necessidade de a população manter os hábitos de higienização e o respeito pelas regras para evitar que haja a propagação do novo coronavirus.

Será também obrigatório, para todos os transportes a partir desta segunda-feira (4), a validação do título de transporte, sendo necessária a compra prévia do bilhete ou o passe mensal.

Aqui fica uma súmula das informações disponibilizadas pela Metro do porto, STCP e CP aos seus clientes.

Metro do Porto

Sendo o transporte coletivo mais utilizado na região metropolitana do Porto (com 71,5 milhões de validações no ano passado), o metro do Porto diz-se preparado para o retorno à normalidade. De acordo com uma publicação feita no site da entidade, as operações nas linhas serão reforçadas com desinfecção dos veículos, aumento da oferta e promoção de medidas de higiene. Com a finalidade de prevenir a contaminação pelo vírus, a Metro do Porto compromete-se a:

  • Reforçar as medidas de limpeza e desinfecção dos veículos, bem como das estações e zonas de acesso;
  • Reforçar a oferta em toda a rede, promovendo o distanciamento social;
  • Limitar a ocupação dos veículos até dois terços da lotação máxima;
  • Promover as medidas individuais de higiene e etiqueta respiratória, sendo obrigatório o uso de máscara de protecção individual por parte dos clientes.

A empresa terá também equipamentos de proteção individual, como máscaras e álcool em gel, disponíveis na generalidade das máquinas de vending presentes na rede de Metro do Porto, sendo em alguns destes pontos possível adquirir luvas descartáveis. Em estações de maior movimento também estão disponíveis dispensadores de álcool em gel para a higienização das mãos, os quais serão “abastecidos regularmente”.

Foto: @iestruturas_pt

Serão mobilizados 81 veículos no total e quase 250 condutores/maquinistas, reguladores e técnicos de manutenção. Os validadores vão também voltar ao funcionamento, necessitando assim de validação prévia a entrada nos veículos e a compra de títulos de viagem.

O Metro do Porto deixa ainda as seguintes recomendações:

  • Utilize sempre a máscara de protecção individual nos acessos às estações. A máscara é obrigatória no interior das estações e dos veículos;
  • Evite viajar nas horas de ponta. Se lhe for possível, utilize o metro preferencialmente depois das 10h00 e antes das 17h00;
  • Nas estações, utilize toda a área disponível dos cais de embarque – evite as aglomerações e a proximidade a outras pessoas;
  • Antes de entrar no Metro, deixe passar quem quer sair – resguarde o espaço necessário para tal;
  • No interior do Metro, mantenha uma distância de segurança face aos outros clientes;
  • Utilize toda a área disponível no interior das composições – evite ajuntamentos, sobretudo junto às portas;
  • Se o veículo no qual pretende entrar estiver demasiado cheio, espere pelo seguinte;
  • Escute e obedeça às recomendações dos Agentes de Estação, dos Agentes de Segurança e de Fiscalização e das Autoridades;
  • Tenha e promova comportamentos socialmente responsáveis;
  • Os elevadores das estações devem ser utilizados apenas por uma pessoa de cada vez;
  • Nas escadas rolantes ocupe toda a largura. Não ultrapasse as outras pessoas nas escadas.

Os horários do Metro para este mês podem ser conferidos no site.

STCP

A partir desta segunda-feira, a Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP) também volta ao pleno funcionamento com uma oferta de mais de 95% das viagens normais. Das 70 linhas da STCP em modo autocarro, 33 voltam já ao horário “Normal” e 37 adotam o horário de “Férias Escolares”, que a empresa diz corresponder a mais de 95% das viagens normais em dias úteis. Aos sábados, domingos e feriados, os autocarros regressam aos seus horários habituais

O acesso ao veículo voltará a ser feito pela porta da frente, assim como a necessidade de validação do título de viagem, o qual volta a ser obrigatório. Como explicitado no site da STCP, a compra de bilhetes pode ser feita, como habitualmente, em lojas da rede Payshop ou máquinas ou Lojas Andante ou ainda em Caixas Multibanco (para assinaturas). A compra de bilhetes a bordo do autocarro é feita diretamente com o motorista, mas agora apenas com valores certos, “não havendo lugar a trocos”. O preço das viagens pagas em dinheiro foi colocado a dois euros e será válido apenas para a viagem em que foi comprado, como já era habitual.

A STCP acordou também com as autarquias dos municípios em que atua (Gaia, Gondomar, Maia, Matosinhos, Porto e Valongo) ter o apoio das respetivas polícias municipais nas paragens para que haja uma melhor coordenação e controle da entrada de pessoas nos autocarros, com o objetivo de evitar a sobrelotação e o não cumprimento de regras pelos passageiros.

Para um melhor controle da propagação do vírus, a STCP vai adotar medidas de controle de propagação. O uso de máscaras vai ser obrigatório e os motoristas utilizarão viseiras, máscaras e gel desinfetante. Os lugares mais próximos destes profissionais não poderão ser utilizados e a STCP planeia a instalação de cabines no posto de condução a decorrer este mês.

Das 70 linhas da STCP, estas são as 37 que adotam o horário de “Férias Escolares” nos dias úteis: 200, 201, 204, 208, 300, 301, 302, 303, 304, 305, 400, 401, 402, 501, 503, 504, 508, 600, 602, 603, 604, 700, 701, 702, 704, 705, 800, 801, 804, 805, 806, 900, 902, 903, 904, 905 e 907.

As restantes praticam o horário Normal aos Dias Úteis: 202, 203, 205, 206, 207, 209, 500, 502, 505, 506, 507, 601, 703, 706, 707, 803, 901, 906, ZC, ZF, ZM, ZR e Rede da Madrugada.

A empresa informa ainda que os elétricos históricos (linhas 1, 18 e 22) se mantêm suspensas.

CP

Os comboios voltam a um regime regular e similar aos mencionados anteriormente. O horário integral dos comboios urbanos de Lisboa, Porto, Coimbra, os Regionais e InterRegionais podem ser consultado no site da CP. Os serviços Alfa Pendular e Intercidades mantêm a oferta em vigor desde 14 de abril. Os comboios internacionais mantém-se suprimidos indeterminadamente.

Em relação às questões de proteção, os comboios também requerem obrigatoriamente a validação do título de transporte. Já foi também ativado o sistema de controlo de acesso às estações. O uso de máscara dentro dos transportes é obrigatório.

Artigo editado por Filipa Silva