A próxima segunda-feira, dia 11 de maio, marca no Porto, a reabertura ao público dos parques de estacionamento municipais da Trindade, Alfândega, Silo Auto, Palácio de Cristal e Poveiros, cuja gestão está entregue à empresa municipal Ágora.

O município portuense indica que no dia 18 de maio (segunda-feira seguinte) será reiniciada a fiscalização do estacionamento à superfície no centro da cidade, zona onde a câmara espera um maior fluxo de pessoas com o aumento da “atividade comercial”. Também no dia 18 maio, é reaberto o parque municipal de Duque de Loulé, local onde decorrem obras de repavimentação.

O calendário de “desconfinamento” do estacionamento portuense aponta o dia 25 de maio para a reabertura da zona II (anel em torno do centro histórico) e no dia 1 de junho as zonas III e IV (zona norte e ocidental do concelho).

Estas medidas vão ser acompanhadas com o reinício dos meios de pagamento, através das aplicações existentes para o efeito, Telpark e Via Verde, que segundo o município portuense, vão ser ajustadas de acordo com as zonas e a periodicidade de reabertura.

Gaia mantém estacionamento gratuito em maio

Em Vila Nova de Gaia o estacionamento vai continuar gratuito até ao final de maio, nas zonas em que a concessão está atribuída à Parquegil (empresa do grupo Empark).  A autarquia Gaiense revela que a situação será revista mês a mês, depois de no mês de março o concelho ter suspendido o pagamento de estacionamento devido à evolução da pandemia de COVID-19.

De acordo com a agência Lusa, a informação foi avançada por Eduardo Vítor Rodrigues aos jornalistas depois da reunião de câmara de segunda-feira com o autarca a revelar que “já foi comunicado à empresa” a intenção do município de “manter a gratuitidade do estacionamento para os munícipes”.

O autarca declarou ainda que no mês de março a concessionária dos estacionamentos “não cobrou qualquer compensação à câmara”, e que em abril a autarquia está ainda a “conversar” com a Parquegil sobre o montante a pagar pelo município, com valores que podem ascender a “cerca de 30 mil euros”, indicou Eduardo Vítor Rodrigues.

Mais a norte, Matosinhos anunciou esta quinta-feira, que os parques de estacionamento vão ser reabertos ao público na próxima segunda-feira (11 de maio) no eixo da Nova Centralidade de S. Mamede de Infesta e da Marginal de Matosinhos.

Além desta abertura, o município matosinhense confirma que a 18 de maio, vai ser retomado o pagamento do estacionamento na via pública através de parcómetros.

Recorde-se que vários concelhos, entre eles, os do Porto, Gaia e Matosinhos, suspenderam o pagamento de parques de estacionamento e encerraram ao público os parques de estacionamento municipais, como medidas de combate à pandemia da COVID-19, com a Cidade do Porto a tomar estas medidas ainda antes da declaração do Estado de Emergência, que vigorou no país entre os dias 16 de março e 2 de maio.

Artigo editado por Filipa Silva