Na 14.ª edição do festival Literatura em Viagem, vamos viajar pelas histórias de Isabel Allende, Gonçalo M. Tavares e José Eduardo Agualusa, entre outros. Cinco dias de partidas e chegadas, numa maratona online com 22 “destinos”, de 13 e 17 de maio.

De portas fechadas pela necessidade de isolamento social, a 14.ª edição do LeV – Literatura em Viagem é realizada este ano através das redes sociais. A “Volta ao mundo em 80 viagens” vai acontecer entre quarta-feira e domingo, com partida sempre de Matosinhos em direção a autores de três continentes.

A organização do festival, desafia “os autores a falar dos livros que os fazem ou fizeram viajar, bem como as viagens que mais os marcaram nas suas carreiras”, pode ler-se na página oficial do evento.

As honras de abertura do festival cabem a Isabel Allende (quarta-feira, 17h00), autora chilena que em novembro viu ser editado em Portugal o livro “Longa Pétala de Mar” e que se celebrizou com obras como “A Casa dos Espíritos” e “Filha da Fortuna”. A sua obra está traduzida em trinta e cinco línguas. Além de galardoada com o Prémio Nacional de Literatura do Chile, foi homenageada pelo ex-Presidente dos Estados Unidos da América, Barack Obama, com a Medalha Presidencial da Liberdade, a mais importante distinção civil daquele país.

À escritora sul americana, juntam-se dois escritores angolanos: Ondjaki e  José Eduardo Agualusa (que vai encerrar a edição de 2020); e dois colombianos: Juan Gabriel Vásquez, que viu agora traduzido para português “Os Informadores”, o seu primeiro livro, e Héctor Abad Faciolince, autor da obra “Somos o Esquecimento que Seremos”.

Do programa deste ano fazem parte vários escritores e poetas portugueses. Entre eles estão as poetas Ana Luísa Amaral e Matilde Campilho e os autores David Machado, Gonçalo M. Tavares e José Luís Peixoto.

Confirmados foram também os nomes do músico Pedro Abrunhosa, do físico e deputado socialista Alexandre Quintanilha, do comentador político Pedro Marques Lopes e da psicóloga Joana Amaral Dias.

Entre 13 de maio, quarta-feira, e 15 de maio, sexta-feira, a programação vai contar com quatro sessões diárias (às 17h00, 18h00, 19h00 e 22h00). Nos dias 16 e 17 de maio, sábado e domingo respetivamente, vão ter lugar cinco sessões (17h00, 18h00, 19h00, 21h00 e 22h00).

A edição “mais internacional de sempre” do LeV, pode ser acompanhada online através da página de Facebook da Câmara Municipal de Matosinhos.

Dedicado à literatura de viagem, o LeV realiza-se no mês de maio em Matosinhos. Com mais de uma década de existência, o festival combina a ideia de viagem e a literatura. De caráter internacional, já recebeu vencedores do Prémio Pulitzer e do Man Booker, entre outros.

Artigo editado por Filipa Silva