O festival de cinema de Avanca vai mostrar os filmes da competição em modelo drive-in, numa iniciativa pioneira em Portugal. Com o objetivo de proporcionar uma boa experiência ao público, mantendo as medidas de contenção à COVID-19, e para não cancelar o evento, o festival vai transmitir os filmes em competição ao ar livre, num “ecrã gigante”. As sessões vão acontecer em diversos espaços abertos de Avanca e do concelho de Estarreja, nos dias 18, 22 e 26 de julho.

“Não podemos sair de casa e estamos a viver um momento de pandemia extremamente inesperado. A solução era fazer algo diferente. O drive-in permite que as pessoas estejam seguras dentro do carro”, explica o presidente do festival, Costa Valente, ao JPN. O evento, que vai para a sua 24.ª edição, conta com aproximadamente 50 filmes principais a competir nas diversas categorias, em estreia no país.

A seleção de filmes ainda não está finalizada, mas já são conhecidas as categorias da competição: cinema, televisão, vídeo (experimentais), VR (realidade virtual) e a competição AVANCA (produzidos/realizados na região).

Se, por um lado, o drive-in foi uma das soluções encontradas para não cancelar o evento, por outro lado, cria também o entrave de dificultar a exibição de filmes, uma vez que só podem ser mostrados à noite. Além desta dificuldade, as salas de cinema habituais vão ter a lotação reduzida em mais de 80%, passando a disponibilizar apenas 200 lugares, em vez de mil. De acordo com Costa Valente, o facto de os filmes em competição serem mostrados apenas uma vez pode constituir um problema devido à redução da quantidade de pessoas que poderão assistir.

Também no que diz respeito à categoria de realidade virtual (VR) – uma caraterística diferenciadora do festival – tem sido difícil encontrar uma solução, como explica o presidente. “Em VR a forma mais habitual de exibir é com os óculos. Os óculos são um transmissor e de contacto forte entre as pessoas. Estamos a procurar soluções”, explica. Este tipo de cinema está ainda em crescimento, não sendo por isso muito conhecido. Tratam-se de filmes a 360° que tentam dar uma sensação de imersão ao público. No ano passado, estavam oito filmes na competição da categoria.

O festival é também conhecido pela interação com a audiência que promove, seja em workshops, encontros de cinema ou outros projetos, e está a trabalhar no sentido de conseguir proporcionar essa vertente do festival através do formato online. Costa Valente avança que vários desses eventos já estão a ser previamente gravados e legendados para que possam ser acedidos no dia do evento. Esta sessão do festival recebe o nome de “Encontros Internacionais de Cinema, Televisão, Vídeo e Multimédia – AVANCA 2020”.

O festival atribui todos os anos o “Prémio Estreia Mundial” ao vencedor da competição, que este ano irá arrecadar cinco mil euros em dinheiro. O evento acontece todos os anos por volta do mês de julho e surge numa parceria entre o Município de Estarreja e o Cineclube de Avanca.

Artigo editado por Filipa Silva.