Nunca um Dia Internacional dos Museus teve tanta razão para ser celebrado. Esta segunda-feira (18) marca a efeméride, mas também a data em que os museus voltam a abrir as portas do património cultural ao público, depois de um fecho de dois meses.

A reabertura faz parte do plano quinzenal de desconfinamento apresentado pelo Governo. Além dos museus, também “palácios, monumentos, galerias de arte e similares” voltam a entrar em funcionamento “de forma gradual”, seguindo as diretrizes das autoridades de saúde.

As regras de reabertura para os museus tinham sido requeridas no final de abril pela Associação Portuguesa de Museologia (APOM). Ouvida pelo Presidente da República a 25 de abril, a APOM endereçou depois uma carta aberta ao primeiro-ministro e à ministra da Cultura na qual apelava ao simbolismo do dia 18 de maio para uma tomada de ação transversal nos museus portugueses.

Apenas esta sexta-feira (15), o Governo e a Direção-Geral do Património Cultural (DGPC) divulgaram o guia para a reabertura dos museus – “Património Cultural em Seguro Regresso” – com recomendações como os cuidados de limpeza a ter e o aconselhamento da quarentena de objetos museológicos.

Caberá aos colaboradores dos museus, que não regressam de uma vez ao local de trabalho, limitar o número de visitantes que acedem aos espaços. O uso de máscara vai ser obrigatório dentro dos museus e o pagamento dos bilhetes não vai poder ser feito em dinheiro. O contacto próximo entre os colaboradores e os visitantes será de evitar, mas no caso de ser necessário a recomendação é mantê-lo durante “menos de 15 minutos” , diz o documento.

Encerrados desde meados de março, nem todos os museus vão reabrir esta segunda-feira e os que voltam a abrir portas vão fazê-lo de forma comedida, mesmo em dia de festa. Sob o tema “Museus para a Igualdade: Diversidade e Inclusão”, o Dia Internacional dos Museus deste ano vai também ser comemorado através das redes sociais.

Num total de 263 atividades, presenciais e digitais, a DGPC apresenta um programa interativo de tudo o que se vai passar nos museus do país. O JPN deixa os destaques da celebração do Dia Internacional dos Museus no Porto.

O Museu da Fundação de Serralves, um dos mais visitados no país, reabre todos os seus espaços esta segunda-feira com uma programação dividida entre os espaços da Fundação e o online. Da parte da manhã, o diretor do Parque, António Gouveia, conduziu uma série de conversas e uma sessão de plantação de espécies autóctones portuguesas.

Da parte da tarde e já dentro de paredes, o diretor do Museu, Philippe Vergne, visita as exposições com convidados como António Preto e Pedro Abrunhosa e inaugura a exposição “Lourdes Castro: A vida como ela é”, que vai contar com a presença da minstra da Cultura, Graça Fonseca. Todas as atividades serão transmitidas online para quem preferir ficar em casa.

Artigo editado por Filipa Silva