A equipa de João Pedro Sousa continua a surpreender e chegou ao quinto posto da tabela, mesmo que à condição. O Famalicão teve a primeira e a última palavra, num encontro que pode custar o primeiro lugar aos dragões.

O FC Porto perdeu por 2-1 esta quarta-feira, em Famalicão, em jogo a contar para a 25.ª jornada da Liga NOS, e pode ver o Benfica a assumir a liderança, se a equipa de Bruno Lage lograr vencer esta quinta-feira em Tondela (19h15).

Depois de uma primeira parte sem golos, a equipa orientada por João Pedro Sousa foi a primeira a festejar o golo, num estádio de bancadas vazias.

Aos 48 minutos, Marchesín, pressionado por Toni Martinez, acabou por entregar a bola nos pés de Fábio Martins que, da entrada da área, só teve de rematar em frente para fazer o golo inaugural do Famalicão.

A equipa de Sérgio Conceição chegaria ao empate aos 74 minutos, por Corona, que respondeu da melhor forma, junto ao poste direito do ataque portista, a um passe longo e cruzado de Sérgio Oliveira.

Durou pouco o contentamento dos azuis e brancos. Aos 78 minutos, Pedro Gonçalves, considerado o homem do jogo pela Liga, deitaria um balde de água gelada sobre a equipa visitante com um remate certeiro, de fora da área defendida pelos dragões.

Até ao final, o marcador permaneceu inalterado. Os 2-1 finais fazem com que o FC Famalicão some 40 pontos e ascenda à quinta posição da tabela, podendo ainda ser alcançado pelo Rio Ave (38) e pelo Vitória de Guimarães (37), que recebe esta quinta-feira o Sporting (21h15).

Para o FC Porto, fica o registo da terceira derrota da temporada (Gil Vicente e Braga foram as outras equipas a derrotar a equipa de Sérgio Conceição esta época). Os azuis e brancos ficam com os mesmos 60 pontos que tinham antes da paragem do campeonato em março, devido à pandemia de COVID-19. Mais um que o rival Benfica, que se desloca esta noite a Tondela.

Na próxima ronda, o FC Porto regressa ao Dragão, onde vai defrontar o Marítimo (10 de junho, 21h30). O Famalicão vai a Barcelos jogar com o Gil Vicente (9 de junho, 21h00).

O FC Porto alinhou de início com Marchesín na baliza, Mbemba e Pepe no eixo da defesa, Corona na direita e Manafá na esquerda, Danilo e Sérgio Oliveira no meio-campo, Diaz na ala esquerda e Otávio na direita, Soares e Marega na frente.

Por seu turno, o Famalicão iniciou a partida com Defendi na baliza, Ivo Pinto, Roderick, Perez e Alex Centelles na defesa, Uros Racic, Rúben Lameiras, Pedro Gonçalves e Fábio Martins no meio-campo a apoiaremToni Martinez e Diogo Gonçalves no ataque.

Liga NOS | 25ª jornada
Quarta-feira, 3 de junho
Portimonense 1 – 0 Gil Vicente FC, 19h00 – Sport TV
FC Famalicão 2 – 1 FC Porto, 21h15 – Sport TV
Quinta-feira, 4 de junho
Marítimo – Vitória FC, 18h00 – Sport TV
SL Benfica – CD Tondela, 19h15 – BTV
Vitória SC – Sporting CP, 21h15 – Sport TV
Sexta-feira, 5 de junho
Santa Clara – SC Braga, 19h00 – Sport TV
CD Aves – Belenenses, 21h15 – Sport TV
Sábado, 6 de junho
Boavista FC – Moreirense FC, 21h15 – Sport TV
Domingo, 7 de junho
Rio Ave FC – FC Paços de Ferreira, 21h00 – Sport TV