Aos 44 anos, a Faculdade de Ciências da Nutrição e da Alimentação da Universidade do Porto (FCNAUP) parece mais próxima de alcançar a desejada independência. Em dia de aniversário, assinalado no último domingo, o diretor da instituição, Pedro Graça, esteve em direto no Instagram a partir das futuras instalações da faculdade para deixar essa mensagem: “esperamos que em setembro possamos começar as nossas aulas neste preciso espaço”, disse a partir do anfiteatro que só aguarda a colocação do mobiliário.

A nova “casa da nutrição”, como o responsável lhe chama em repetidas ocasiões, está em fase de acabamentos e será o resultado de uma profunda remodelação do edifício onde, até 2016, funcionou o Instituto de Biologia Molecular e Celular (IBMC), no polo do Campo Alegre da Universidade do Porto (UP).

O Reitor António de Sousa Pereira, que entrou também na transmissão, admitiu que “era suposto [o edifício] já estar a funcionar” no presente ano letivo, “mas as circunstâncias da pandemia ditaram um atraso nos acabamentos finais”, afirmou. “Tudo apontamos para iniciar o novo ano letivo nestas novas instalações e isso é um passo decisivo para a FCNAUP”, concluiu.

Desde a sua origem, que a Faculdade de Ciências da Nutrição sempre funcionou em instalações provisórias. Primeiro, em barracões localizados nas traseiras do Hospital de São João, depois, a partir de 2009, em instalações cedidas pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, na Asprela. Desde 2017 que a transferência para o Campo Alegre estava anunciada, mas a julgar pelas imagens da visita guiada pelo diretor da FCNAUP, a mudança parece agora estar efetivamente próxima de acontecer.

Além do anfiteatro, o novo edifício terá salas de aula, laboratórios, bar, espaço de convívio para os alunos e uma biblioteca com o nome de Emílio Peres, o fundador do curso de Nutricionismo da UP – criado em 1976 – que viria a dar origem à FCNAUP (com esta designação desde 1999).

O edifício terá também consultórios. “A nossa faculdade vai fazer-se não só de investigação, de ensino, mas também de serviço à comunidade”, revelou Pedro Graça.

Em resumo, considerou o diretor eleito em 2018, a faculdade, que estará aberta “24 sobre 24” horas, terá “todas as condições para se transformar verdadeiramente na casa da nutrição, de todos os nutricionistas portugueses”.