Porto, Gondomar, Maia, Matosinhos, Gaia e Valongo têm o mesmo número de casos desde o dia 6. Lisboa lidera casos confirmados ao nível nacional.

Os concelhos de Gondomar (1.093), Maia (950), Matosinhos (1.292), Porto (1.414), Valongo (762) e Vila Nova de Gaia (1.592) mantêm, há já quatro dias, o mesmo número de casos confirmados de COVID-19. Depois do Governo ter decretado, no início deste mês, o fim do Estado de Calamidade Pública, dando início à terceira fase de desconfinamento, os números divulgados pela Direção-Geral da Saúde parecem mostrar uma evolução favorável nesta zona do país.

Comparando o número de casos da última semana de maio com a primeira de junho, é possível perceber alguma estabilidade na propagação do vírus, no Porto e nos concelhos mais próximos. Apesar do novo coronavirus ter sintomas que demoram até 14 dias para se manifestarem – podendo as vítimas do vírus serem assintomáticas em alguns casos – é possível verificar que não houve um aumento muito significativo que possa indiciar uma segunda onda de contágio.

Ao nível nacional, é o concelho de Lisboa a liderar, de forma destacada, com mais casos confirmados da doença: 2.700 no total. Segue-se o concelho de Sintra (1.701) e Vila Nova de Gaia (1.592). O Porto é agora o quarto concelho com mais casos (1.414) e Matosinhos o quinto (1.292).

Até esta terça-feira morreram em Portugal 1.492 pessoas, vítimas de COVID-19.

Ao nível global, a evolução da COVID-19 está ainda a um ritmo quase exponencial. O número de casos confirmados já chegou aos 6.8 milhões e as mortes aos quase 400 mil. O país com o maior número de casos no momento continua a ser os Estado Unidos que já chega quase aos 2 milhões de casos, 500 mil destes já recuperados e 112 mil mortos.

Artigo editado por Filipa Silva