A organização da EDP Maratona do Porto – inicialmente programada para setembro deste ano – anunciou esta segunda-feira que o evento passará a ter lugar a 7 de novembro do próximo ano. Também a EDP Corrida da Mulher, que já tinha sido reagendada para outubro de 2020, foi adiada para 16 de maio de 2021.

Num comunicado enviado à imprensa, a Runporto justificou os reagendamentos com a pandemia de COVID-19. Citado no comunicado referido, o diretor-geral daquela entidade, Jorge Teixeira, referiu que “neste momento, é a decisão mais responsável a tomar, não podemos juntar 16.000 pessoas, simplesmente não é seguro”.

“Não é correcto não avisarmos com tempo os nossos maratonistas que a EDP Maratona do Porto não se vai realizar. Os Maratonistas têm normalmente vários meses de preparação até estarem aptos para alinharem numa prova tão exigente como uma Maratona e não faz sentido a nossa organização adiar esta decisão para mais tarde”, pode ainda ler-se na nota de imprensa.

Realizada há 16 anos consecutivos, unindo os municípios do Porto, de Matosinhos e Vila Nova de Gaia, a EDP Maratona do Porto é um evento que reúne milhares de participantes a cada ano, tendo registado a participação de atletas de 75 países na última edição.

Para quem já estava inscrito na EDP Maratona do Porto ou na EDP Corrida da Mulher, a organização propõe três alternativas possíveis: transitar a inscrição para a edição de 2021, transitar a inscrição para a edição de 2022 ou a alteração do titular da inscrição.

Artigo editado por Filipa Silva.