Neste São João, a Comissão Distrital de Proteção Civil do Porto vai pedir à população para não lançar balões. Segundo o “Jornal de Notícias”, o presidente daquela comissão, Marco Martins, informou que irá emitir uma recomendação nesse sentido com o objetivo de prevenir incêndios.

“As previsões meteorológicas indicam que no dia 23 se registarão temperaturas altas, humidade baixa e vento com alguma intensidade, condições favoráveis a incêndios, e por isso irá ser emitida a recomendação”, explica ao JN o também presidente da Câmara Municipal de Gondomar.

Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), são esperadas temperaturas que podem chegar aos 22º C nesta terça-feira, 23 de junho. O céu irá estar pouco nublado ou limpo e o vento fraco, segundo a mesma fonte.

A orientação já tem vindo a ser comum desde 2017, na sequência dos incêndios de Pedrógão Grande, quando se antecipou a então chamada fase “Charlie”, período crítico de combate aos incêndios.

Além da recomendação para que não se lancem balões de São João, a Proteção Civil do Porto pede também o cumprimento das normas de distanciamento social, evitando os ajuntamentos.

Vai haver um estado de atenção das forças de segurança por todo o distrito no sentido de sensibilizar e evitar que haja ajuntamentos como se têm visto um pouco por todo o país“, sustenta Marco Martins em declarações ao JN.

Outras medidas de segurança

No sentido de evitar que a festa de São João saia para fora de portas, a Câmara Municipal do Porto implementou várias medidas. Entre elas estão o encerramento das salas de espetáculos e recintos similares na noite de São João, que inviabilizou a primeira récita do espetáculo de Bruno Nogueira, no Coliseu do Porto, que estava marcada para a noite desta terça-feira e passou para dia 25.

Além desta medida, os municípios do Porto e de Vila Nova de Gaia, anunciaram também o encerramento mais cedo de lojas de conveniência e de serviços de transportes, bem como a interdição da Ponte Luiz I, tanto para circulação automóvel como pedonal em ambos os tabuleiros, a executar na noite de 23 de junho. Também o Metro do Porto vai encerrar os seus serviços a partir das 23h30 desse dia, em todas as linhas. A CP, por sua parte, manterá a oferta regular, mas sem ligações entre Campanhã e São Bento a partir das 20h50.

A propósito das medidas de segurança implementadas na noite mais longa da Invicta, as duas autarquias manifestaram a sua “preocupação” pela realização do dérbi do FC Porto com o Boavista, marcado para as 21h15 desta terça-feira. Depois de a Liga convocar uma reunião com urgência, na sexta-feira, o jogo manteve a mesma hora e data.

Artigo editado por Filipa Silva.