Abriram esta terça-feiraas candidaturas ao prémio de jornalismo “Fernando de Sousa”, que podem ser feitas entre 30 de junho de 2020 e 30 de julho de 2020. Os trabalhos a concurso devem ter sido publicados ou difundidos pela primeira vez entre 1 de janeiro de 2019 e 30 de julho de 2020.

“O Prémio de Jornalismo «Fernando de Sousa» é atribuído a jornalistas e a estudantes do ensino superior de cursos de jornalismo ou comunicação social que tenham contribuído de forma notável para clarificar questões importantes a nível europeu ou que tenham promovido uma melhor comunicação entre as instituições da União Europeia e os cidadãos em Portugal”, lê-se numa nota enviada à imprensa pela representação da Comissão Europeia em Portugal.

Esta quarta edição do prémio será atribuída a trabalhos desenvolvidos nas áreas de imprensa escrita, rádio, televisão e internet, em três categorias:

  • categoria jornalista – media nacional (prémio pecuniário de cinco mil euros);
  • categoria jornalista – media regional (prémio pecuniário de cinco mil euros);
  • categoria estudante (prémio pecuniário de três mil euros).

O prémio tem em vista a promoção do respeito pela liberdade e pelo pluralismo da comunicação social e homenageia o jornalista português Fernando Sousa, especialista em assuntos europeus, falecido a 9 de outubro de 2014. Os vencedores serão anunciados numa cerimónia em data a confirmar durante 2020 e os prémios entregues após a mesma.

Artigo editado por Filipa Silva.