Durante muitos anos, foi tradição no Porto fazer a despedida dos festivais de verão no Palácio de Cristal. Mas as históricas “Noites Ritual” acabaram em 2017 e foram descartadas em definitivo há um ano pela saturada oferta de eventos do género. Um ano passado, e a história muda. Não, não estão de regresso as “Noites Ritual”, mas o local que as acolheu durante anos – a Praça do Rossio (frente ao agora chamado Super Bock Arena – Pavilhão Rosa Mota) volta a receber um programa de concertos. Desta vez, não para despedidas, mas para dar as boas-vindas ao verão do nosso pós-confinamento.

“Será o retomar da nossa atividade na área de entretenimento e o primeiro grande evento organizado na cidade após esta nova fase de desconfinamento”, afirmou Rui Moreira, citado pelo site de notícias da autarquia, na apresentação das “Noites do Palácio” que decorreu esta quarta-feira (22) de manhã.

Os concertos, oito no total, arrancam a 31 de julho com António Zambujo e prolongam-se por quatro fins de semana, sempre às sextas e sábados, até 22 de agosto, quando subirá ao palco Rui Veloso.

The Black Mamba, HMB, Gisela João, Jorge Palma, Diogo Piçarra e Blind Zero estão também no alinhamento do evento, que vai custar à autarquia 200 mil euros.

Os lugares vão ser marcados, com distanciamento social para quem não for do mesmo agregado familiar, com circuitos separados de entrada e saíde e com uma lotação limitada a 650 espectadores. Os ingressos estão à venda online e têm um custo de 10 euros.

A produção dos espetáculos fica a cargo de duas das maiores produtoras nacionais – a PEV Entertainment e a Everything is New – cujos responsáveis máximos – Jorge Lopes e Álvaro Covões, respetivamente – marcaram presença na apresentação desta manhã, para agradecerem a iniciativa do município.

Cartaz “Noites do Palácio”
Concertos às 22h00
31 de julho – António Zambujo
1 de agosto – The Black Mamba
7 de agosto – HMB
8 de agosto – Gisela João
14 de agosto – Jorge Palma
15 de agosto – Diogo Piçarra
21 de agosto – Blind Zero
22 de agosto – Rui Veloso