O Serviço de Consulta Psicológica da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP) disponibiliza um serviço de consulta psicológica, especializado em comportamentos aditivos e dependências. O jogo compulsivo está entre as dependências mais comunicadas pelos utentes.

O serviço arrancou há um ano, é aberto ao público e a marcação da consulta deve ser feita através do respetivo secretariado. As consultas são diárias e o preço de referência por consulta é de 30 euros. O projeto surgiu da vontade de se conjugar a formação com a “disponibilização de um serviço destinado ao público que pudesse potenciar o conhecimento”, que os estudantes e os docentes foram acumulando ao longo de 25 anos de estudo na área dos comportamentos aditivos no Mestrado Integrado em Psicologia.

O apoio aos comportamentos aditivos tem permitido a sinergia entre o saber académico e a intervenção, colocando o conhecimento ao serviço das pessoas que possam beneficiar dele.

Em entrevista ao JPN, Jorge Negreiros, professor catedrático da FPCEUP e responsável pelo projeto, afirma que a adesão tem sido bastante interessante e que apesar de não se querer uma adesão excessiva porque os recursos não são abundantes, se tem conseguido responder com uma “celeridade razoável” aos pedidos que são feitos.

O que são comportamentos aditivos?

Quando uma atividade, substância, objeto ou comportamento ocupa o centro da vida de alguém considera-se isto como um comportamento aditivo. A dependência é um problema que se manifesta de formas diferentes em cada indivíduo, mas que apresenta uma semelhança entre os sujeitos dependentes.

A dependência do álcool e das drogas não constituem os únicos comportamentos aditivos presentes na sociedade. A dependência psicológica de atividades como o jogo e as compras têm vindo a ganhar cada vez mais dimensão.

O jogo compulsivo é o que leva a maioria dos pacientes às consultas

O conjunto de problemas de comportamentos aditivos que têm sido apresentados no serviço de consultas é bastante diversificado.

Os problemas ligados ao jogo compulsivo têm sido o fator que mais tem levado pessoas a solicitarem ajuda ao serviço de consultas. “O jogo representa um problema sério para muitas pessoas. Um problema que está a ganhar dimensão na sociedade portuguesa” diz Jorge Negreiros, após referir que a predominância destes problemas tem espantado toda a equipa envolvida. O jogo compulsivo na Internet atinge uma faixa etária mais jovem, enquanto que o jogo de casino é um problema que está presente na população mais velha. 

Depois dos problemas de dependências de jogo, os que mais se têm verificado no serviço da FPCEUP são o consumo de substâncias psico-ativas, nomeadamente o consumo de cannabis pelos jovens, e as compras compulsivas, questão que também tem vindo a ganhar alguma dimensão.

“Temos casos que podemos considerar de sucesso porque concluíram o tratamento. Embora, nesta área a questão da eficácia é sempre uma questão complexa porque há situações de recaída. É necessário ensinar a lidar com a recaída para que esta não seja vista como um fracasso” afirma o responsável pelo projeto.

Artigo editado por Rita Neves Costa