A Reitoria da Universidade do Porto vai acolher a celebração do 107º aniversário da instituição. Augusto Santos Silva, ministro dos Negócios Estrangeiros e antigo estudante e professor da UP é o orador convidado da sessão solene que se vai realizar na próxima quinta-feira, dia 22 de março. O início do evento está marcado para as 15h30.

A celebração realiza-se no Dia da Universidade e, como é habitual, serve “como momento de balanço do presente e de antecipação do futuro da instituição”, pode ler-se numa nota de imprensa enviada às redações.

Artur Santos Silva, presidente do Conselho Geral da Universidade do Porto – na sua primeira intervenção como líder deste órgão de governo da entidade – e Miguel Cadilhe, presidente do Conselho de Curadores da Universidade do Porto, são alguns dos nomes que serão chamados a intervir na abertura da sessão solene.

Sebastião Feyo de Azevedo, reitor da Universidade do Porto, será o responsável pelo encerramento da cerimónia com um discurso de balanço do ano, para “uma plateia composta pelos líderes das principais instituições da cidade e da região e pelo corpo de professores doutorados da U. Porto”.

No fim da sessão solene irá realizar-se a Corrida / Caminhada comemorativa do aniversário da U.Porto

Na cerimónia vão ser entregues quatro galardões – Prémio Incentivo e Prémio Cidadania Ativa (que distinguem 26 estudantes), Prémio Excelência Pedagógica e Prémio Excelência na Investigação Científica (quatro docentes vão ser contemplados) –  e os professores eméritos da Universidade do Porto, quatro, vão ser proclamados.

A partir das 18h30, terminada a sessão solene, irá realizar-se a Corrida / Caminhada comemorativa do aniversário da U.Porto, com “partida simultânea nos três polos da Universidade espalhados pela cidade, em direção à meta instalada junto ao edifício da Reitoria, no centro da cidade”.

O encerramento oficial das comemorações terá lugar no Teatro Municipal Rivoli, dia 3 de abril, “com a terceira edição do Concerto de Tributo à cidade e à Região, interpretado pela Orquestra Clássica da Faculdade de Engenharia da U.Porto (FEUP)”.

As raízes da Universidade do Porto remontam a 1762, mas esta apenas foi formalmente constituída, através do diploma do I Governo da República, no dia 22 de março de 1911.

Artigo editado por Sara Beatriz Monteiro