Há precisamente trinta anos, a resistência no panorama musical português ainda era uma incógnita para os Xutos e Pontapés. “O objectivo era só brincarmos às bandas de rock´roll”, algo de “adolescentes” como explica explica ao JPN o guitarrista Zé Pedro. Neste dia organizavam o seu primeiro concerto onde também actuaram os Minas e Armadilhas e os Aqui d`El Rock.

Por por esta altura já os Xutos tinham dado o seu primeiro concerto, no dia 13 de Janeiro de 1979, a convite dos Faíscas de Pedro Ayres de Magalhaes, na Alunos de Apollo.

“Nós já tínhamos tido uns ensaios. E também eu era e sou muito amigo do Pedro Ayres de Magalhães. Então ele disse que eu tinha de actuar e estávamos nervosos. Tocámos quatro músicas em seis minutos, portanto foi uma actuação rápida. Mas achamos logo que éramos uma banda enorme e muito boa”, recorda recorda ao JPN Zé Pedro.

Cinco meses depois, os Xutos decidiram organizar um novo concerto a 2 de Maio de 1979. “Estávamos mais confiantes naquilo que estávamos a fazer e as coisas resultaram melhor. Já havia uma série de punks,adeptos dos Xutos & Pontapés porque gostavam do nome e da atitude. Entretanto, tínhamos dado uma ou outra entrevista que tinha saído.Já havia uma maior familiaridade por parte do público”,acrescenta acrescenta.

Origens punk

Ainda longe dos tempos Rock Rendez Vous – sala onde os Xutos & Pontapés actuaram vezes sem conta – e do reconhecimento que acabariam por granjear entre o público e outros dos nomes mais respeitados da música portuguesa, a banda apresentava um tom punk, provocatório, influenciado pela vaga musical inicada em 1977 pelos Sex Pistols com o álbum ” Never Mind The Bollocks, here is the Sex Pistols”.

O Rock Rendez Vous

Situado no antigo cinema Universal, na Batalha, o Rock Rendez Vous (RRV) foi uma sala de espectáculos que serviu de rampa de lançamento para inúmeras bandas durante a década de 80 e inícios dos anos 90. GNR, Heróis do Mar, Rui Veloso e os Xutos & Pontapés foram alguns dos nomes que se projectaram numa sala que teve tanto de mítico como de polémico (como o episódio protagonizado, em 1989, por Adolfo Luxúria Canibal, dos Mão Morta, que cortou a perna com uma faca durante um concerto). O concurso RRV esteve também na origem de eventos como o Rock Rendez Worten ou o Festival de Musica Moderna em Corroios.

“Obviamente que quando falamos em anos 80, falamos num pós-25 de Abril e de uma necessidade de intervenção, de reivindicalismo, que estava muito vivo”, explica Sergio Mourão, apresentado do “Aquário”, programa do Porto Canal dedicado a bandas de garagem.

Daí surgirem nesta altura músicas como “Sémen”, que rádios como a Comercial passavam, na altura, em oposição à Rádio Renascença, como recorda recorda ao JPN o radialista Luís Filipe Barros: “Era normal nós fazermos isso em relação à Rádio Renascença, pelo facto de eles serem um pouco mais conservadores”.

Os Xutos deambularam ao longo destes trinta anos, entre o punk e o rock.”Como a maior parte das bandas da mesma época, aliás como os The Clash, que eram uma grande influência para os Xutos no inicio da carreira, percorreram o seu caminho com um rótulo muito forte , que era o punk e depois simplesmente uma banda rock com diversas influências”, esclarece ao JPN o jornalista musical Rui Miguel Abreu.